Topo

Chad Dawson pára "algoz" de Rocky Balboa e fica com cinturão

Das agências internacionais<br/> Em Las Vegas (EUA)

12/10/2008 11h36

O norte-americano Chad Dawson conquistou o título mundial dos meio pesados na madrugada de sábado, ao vencer o compatriota Antonio Tarver. Em Las Vegas, o desafiante ao cinturão de Tarver, pela Federação Internacional de Boxe (FIB), triunfou por pontos, em decisão unânime dos juízes.

Reuters
Dawson exibe suas conquistas. Nova meta do lutador é ser o melhor em todos os pesos
KLITSCHKO: TÍTULO ENTRE IRMÃOS
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE BOXE
Além de chegar mais uma vez ao topo da categoria - foi campeão pelo Conselho Mundial de Boxe - a vitória é marcante para tirar as dúvidas na qualidade de Dawson. Enfrentando um campeão mundial foi a chance de ele se consagrar definitivamente entre os torcedores do boxe.

Tarver, que também sofria com as dúvidas do público, não conseguiu deixar a imagem de ator que interpretou o algoz de Rocky Balboa nos cinemas, personagem interpretado por Sylvester Stallone. O norte-americano participou do filme, lançado no fim de 2006 nos Estados Unidos.

Durante o confronto, Dawson dominou Tarver e chegou a derrubar o rival na lona, no último round, após um potente jab de esquerda. Na pontuação dos juízes, foi dado 117 a 110 e duas vezes 118 a 109 para o novo campeão.

Aos 26 anos, Dawson segue com o cartel invicto. São 27 vitórias, sendo que 17 delas foram por nocaute. Já o veterano Tarver, que possui 39 anos, também ostenta 27 vitórias, no entanto foi derrotado em cinco oportunidades em sua carreira. O veterano chegou a aplicar bons golpes, mas foi insuficiente para machucar o adversário.

Dawson não escondeu sua alegria e já diz pensar em novos desafios. "Foi coroado o novo rei", brincou. "Podem trazer Kelly Pavlik, Bernard Hopkins, Joe Calzaghe. Tragem quem quiserem. Minha nova meta é ser o melhor em todas as categorias."