Topo

Especialista em doping crê em inocência de Geisa e pena branda, mas perda da medalha

Geisa Arcanjo conquistou a medalha de ouro na prova de arremesso de peso no Mundial juvenil de atletismo, mas foi flagrada no exame antidoping - Getty Images/Iaaf
Geisa Arcanjo conquistou a medalha de ouro na prova de arremesso de peso no Mundial juvenil de atletismo, mas foi flagrada no exame antidoping Imagem: Getty Images/Iaaf

Do UOL Esporte

Em São Paulo *

06/10/2010 11h30

Um dia após a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) confirmar que Geisa Rafaela Arcanjo foi flagrada no exame antidoping realizado durante o Mundial juvenil, em julho, quando conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso, o médico Eduardo de Rose, coordenador do departamento antidoping do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e membro da Wada (Agência Mundial Antidoping), afirmou que não acredita que a atleta será punida severamente pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

Em entrevista ao programa Redação Sportv, o especialista explicou que casos como o de Geisa, que foi flagrada pelo uso do diurético hidroclorotiazidada, costumam retratar uma falta de conhecimento dos atletas sobre o uso de substâncias indevidas, e não uma atitude antidesportiva que vise ao aumento da capacidade física.

“O caso dessa menina é como o da Daiane [dos Santos, ginasta] e da Daynara [de Paula, nadadora]. Elas tomaram um diurético que, às vezes, vem em algum tipo de suplemento e é tomado por equívoco, mas não favorece a performance”, explicou o dr. De Rose. “Ela é uma atleta excelente, foi campeã mundial, e isso não é por causa do diurético”.

Na opinião do médico, fatos como esse demonstram uma certa inocência dos atletas brasileiros. Geisa alegou ter tomado um produto para emagrecimento. Daiane, quando flagrada, também explicou ter passado por um tratamento estético.

“É triste, porque vemos que, pelo nível desses atletas, eles deveriam ter acompanhamento de um médico especializado para controlar o que eles usam”, afirmou Eduardo de Rose.

A Iaaf não aceitou as explicações de Geisa Arcanjo e ainda definirá qual será a pena da atleta. Para De Rose, a jovem deverá pegar uma suspensão de até seis meses, mas ele tem certeza de que a atleta perderá a medalha de ouro conquistada no arremesso de peso no Mundial juvenil.

Geisa manterá treinos

Em entrevista para a ESPN Brasil, Geisa lamentou muito o ocorrido e disse que vai continuar treinando da mesma forma até ser definido o resultado definitivo. "É uma situação difícil, vamos ver no que vai dar. Vou continuar treinando, vai ser uma superação para mim", afirmou.

Geisa revelou que mantém o foco na disputa dos Jogos Pan-Americanos de 2011. "Espero que a definição seja a mais justa possível, para que eu possa investir nos treinos a tempo de me preparar para o Pan. Não vou parar de fazer atletismo e desistir do meu sonho por causa disso".

* Atualizada às 18h13