Topo

Marília Arraes promete drenar morros e investir em infraestrutura em PE

A pré-candidata pelo Solidariedade ao governo de Pernambuco, Marília Arraes, durante sabatina UOL/Folha Imagem: UOL

Colaboração para o UOL

06/06/2022 11h51Atualizada em 08/06/2022 13h45

Pré-candidata ao governo de Pernambuco pelo Solidariedade, a deputada federal Marília Arraes disse que vai investir em infraestrutura, interiorizar a saúde e fazer a drenagem dos morros para evitar desabamentos como os mais recentes vistos durante as chuvas no estado. Já passam de 120 mortos nessa tragédia.

Também prometeu fazer vários modelos de bilhete único para o transporte público. "Precisamos rever o consórcio Grande Recife" e "fazer uma licitação decente". "Tudo isso vai impactar no valor da tarifa", disse. "Estamos estudando o impacto para cada valor e modelos", afirmou, citando modelos diários, semanais, mensais e anuais.

"A gente vê as pessoas passarem um verdadeiro calvário, num sistema que beneficia os empresários. É preciso uma maior concorrência para que as pessoas tenham melhor qualidade de transporte", acrescentou.

Prometeu ainda retomar as obras nas rodovias. "Não somente a 104, mas a 423, a PE-15 e PE-102, várias rodovias que estão abandonadas."

Sobre segurança pública, disse ser importante que "as tropas estejam motivadas" e "integrar o trabalho das polícias". "Os recursos estão sendo usados principalmente para burocracias. A gente quer colocar para investimento em equipamento para as guardas municipais, em viatura, em armas não letais, investir em inteligência."

"Pernambuco está perdendo a guerra diante do crime organizado porque não tem um governante com firmeza, que não toma para si a solução dos problemas", criticou.

Ela também defendeu discutir a retirada do Complexo Prisional do Curado para uma área não urbana, assim como a Penitenciária Professor Barreto Campelo, que fica na ilha turística de Itamaracá. Também se posicionou contra a federalização de Fernando de Noronha.

"Desde a década de 1940, não se utiliza mais esse tipo de presídio. Tem que haver uma discussão para realocar esses presídios para outros lugares, priorizando a ressocialização, mas não necessariamente em locais urbanos com potencial econômico e social grande como esses."

Prometeu paridade de gênero e uma cota para diferentes raças no primeiro e no segundo escalão do governo.

Criticou a gestão das OSs (Organizações Sociais) na área da saúde. "Não dá para manter como está. Se você for comparar o custo da gestão das OSs e o da administração direta, a discrepância é muito grande. Queremos rediscutir esse modelo."

Disse que a principal meta de seu eventual governo será a erradicação da miséria no estado durante seu mandato.

O que diz a pesquisa mais recente

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em maio aponta a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) à frente na corrida eleitoral para o governo de Pernambuco, com 28,8% das intenções de voto em um dos cenários na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) aparece na sequência, com 16%, seguida pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), com 13,6%, e pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 12,1%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, esses três pré-candidatos empatam tecnicamente.

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem 7,1%, empatando tecnicamente com Ferreira. O advogado João Arnaldo (PSOL) aparece com 1,3%, e o historiador Jones Manoel (PCB), com 0,7%, também tecnicamente empatados.

Brancos, nulos e aqueles que disseram que não irão votar em nenhum dos candidatos somam 13,5%, e aqueles que não souberam ou não responderam, 7%.

Calendário das sabatinas em Pernambuco

  • 08/06 - 10h - Miguel Coelho (União Brasil)
  • 08/06 - 16h - Danilo Cabral (PSB)
  • 09/06 - 10h - Raquel Lyra (PSDB)
  • 09/06 - 16h Jones Manoel (PCB)
  • 10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
  • 10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

As entrevistas acontecem até o dia 10 de junho, sempre ao vivo, com uma hora de duração e com transmissão pela internet nos sites e perfis nas redes sociais do UOL e da Folha. Os entrevistadores são a apresentadora Fabíola Cidral, o colunista do UOL Carlos Madeiro e o repórter da Folha José Matheus Santos.

Se houver segundo turno, as sabatinas serão realizadas na semana de 17 a 21 de outubro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marília Arraes promete drenar morros e investir em infraestrutura em PE - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições 2022