Topo

Banco Mundial promete US$25 bilhões por ano para ação climática

Johannes Christo
Imagem: Johannes Christo

Da Ansa

07/11/2021 21h28

GLASGOW, 7 NOV (ANSA) - O Banco Mundial se comprometeu neste sábado (6) a investir US$ 25 bilhões anuais em financiamento climático até 2025, por meio de seu Plano de Ação Climática, que inclui um enfoque na agricultura e nos sistemas alimentares. A decisão foi anunciada na COP26, em Glasgow, na Escócia, e será realizada por meio de "projetos e programas de alto impacto que reduzem as emissões de gases de efeito estufa", promovem a adaptação e reduzem a pobreza e desigualdade".

"Enfrentar as mudanças climáticas é urgente e nossa abordagem traduz ambição em ação", anunciou a instituição. A medida é divulgada depois que o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, ex-diretor executivo do Banco Mundial, afirmou que o Banco Mundial "faz muito pouco sobre o clima".

Ontem (6), dezenas de milhares de pessoas enfrentaram a chuva para protestar por mais ações efetivas e para pedir "justiça climática". Os atos também foram realizados em Londres e em outras cidades do Reino Unido e da Irlanda, além de outros países, como na Coreia do Sul, Indonésia, Holanda, França, Brasil e Bélgica.

O documento, que ficará pronto na próxima quarta-feira (10), tentará negar as acusações de jovens ambientalistas de que a COP26 foi inútil e pouco concreta.