Topo

Adolescente alagoano cria perfil no Instagram com boas notícias

O criador de conteúdo Lucas Vicente - Arquivo pessoal
O criador de conteúdo Lucas Vicente Imagem: Arquivo pessoal

Carolina Vellei

Colaboração para Ecoa, de São Paulo

09/04/2021 06h00

Quando tinha apenas 13 anos, Lucas Vicente, um jovem nascido e criado em Macéio (AL), já estava cansado de ver tantas pessoas compartilhando ódio e notícias ruins nas redes sociais. Disposto a contribuir para reverter esse cenário, criou um perfil no Instagram e passou a postar mensagens para deixar a vida das pessoas mais leve.

Hoje, três anos depois e com mais de 24 mil seguidores, ele ainda se surpreende com o alcance de suas publicações. "Comecei a publicar algumas notícias com histórias felizes além das frases motivadoras e isso foi crescendo e tomando uma proporção que eu nunca poderia ter imaginado", diz.

A página "Contando Boas Histórias" agora só compartilha histórias inspiradoras. Ele defende a importância de se manter informado, mas entende que existe um desequilíbrio nos noticiários na hora de mostrar o que acontece de bom e de ruim no mundo. "Se a gente dedica tanta atenção para as coisas ruins, por que não podemos fazer isso também com o que está acontecendo de bom?", questiona.

Para não publicar fake news, o alagoano faz uma investigação completa dos fatos antes de postar em seu perfil. Além de pesquisar, também entra em contato com as pessoas para perguntar diretamente. Já deixou de publicar muita coisa por descobrir que não era real. "Muitas vezes eu demoro para fazer uma publicação porque vou mesmo a fundo na história, não consigo publicar algo se sentir que ali não tem verdade", explica.

Conexão e propósito para superar o medo na pandemia

O jovem conta que viveu momentos de muita aflição e medo no começo da pandemia. "Eu não aguentava mais ficar indo do quarto para a sala. Pensei em pegar minhas coisas e dormir na cozinha porque eu não aguentava nem ver a cor da minha parede", lembra. O que o ajudou a manter a sanidade foi fazer um filtro nas notícias que lia e tentar focar nas histórias boas que encontrava.

Para Lucas, muitos jovens e até mesmo idosos estão se sentido desconectados de si mesmos, como se não tivessem mais uma razão para viver. Por isso, defende a importância do acesso a bons exemplos e a histórias de superação. "Acredito que todo mundo nasce com um propósito, ninguém está aqui por acaso", reflete. Para ele, seu propósito está ligado à comunicação e ao desejo de publicar boas histórias e notícias felizes para continuar inspirando as pessoas.

A sua família sempre imaginou que por trás daquele menino comunicativo e desinibido poderia estar um futuro jornalista. "Desde pequeno ele tem o jornalismo dentro dele", explica a mãe, Ana Laura Vicente. O pai, Alex Sandro Silva dos Santos, destaca a dedicação do filho e comenta sobre a sua autonomia no projeto. "Damos apoio, mas é mérito dele mesmo o sucesso da página", reforça.

Corrente do bem

Uma das seguidoras mais antigas do perfil é Cassiane Lopes, de 17 anos, mineira de Belo Horizonte que acompanha as postagens desde 2018. Suas notícias preferidas são as que mostram histórias de casais e de idosos. "Acho um amor, o coração fica quentinho".

Para ela, esses conteúdos são capazes de transformar as pessoas. "Uma notícia normal pode até ser algo legal, mas a notícia boa mexe de uma forma especial, né? Torna a gente mais positiva", conclui.

Adolescente alagoano cria perfil no Instagram com boas notícias para inspirar as pessoas  - Arquivo pessoal/Reprodução - Arquivo pessoal/Reprodução
Mensagem recebida de um seguidor da página revela doação
Imagem: Arquivo pessoal/Reprodução

As postagens também levam à ação: Lucas já recebeu mensagens de seguidores contando que fizeram doações a pessoas cuja história ele contou.

Outra prova desse impacto é um comentário que o jovem recebeu e o marcou profundamente. O fato aconteceu quando ele publicou um vídeo que mostrava a emoção de uma paciente que havia vencido um câncer e tocava um sino em comemoração à sua cura. "Uma moça comentou agradecendo a postagem porque ela iria começar o seu tratamento em breve e isso lhe deu esperança. Até hoje me emociono quando me lembro disso", revela.

Novo podcast

Também com a proposta de divulgar conteúdo positivo, UOL está lançando em parceria com o Spotify o Trago Boas Notícias, um podcast com histórias reais de pessoas que estão ajudando a tornar o mundo um lugar melhor. O programa vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 18h, e tem apresentação de Edgard Piccoli.

Você pode ouvir Trago Boas Notícias no UOL e também no Spotify. Confira abaixo o trailer do programa: