Topo

Programa que transforma áreas de risco em Maceió ganha prêmio internacional

Carlos Madeiro

Colaboração para Ecoa, de Maceió (AL)

22/11/2020 04h00

Após cinco anos de atuação, o programa Vida Nova nas Grotas que atua junto a populações em situação de vulnerabilidade em Maceió, capital de Alagoas, venceu o Prêmio World Smart City Awards 2020 na categoria "qualidade de vida e inclusão", a premiação mais importante da área no mundo. O anúncio foi feito na quarta-feira (17) durante cerimônia realizada em Barcelona (Espanha). A premiação é a , e o programa foi o único brasileiro vencedor este ano.

Único projeto brasileiro na lista de vencedores, a iniciativa é fruto de uma parceria do governo do estado com a ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). Trata-se, na verdade, de um "guarda-chuva" de projetos, planos e ações com foco na assistência às cerca de 250 mil a 300 mil pessoas que moram nessas áreas — a maioria delas é consideradas de risco em Maceió e ocupada por famílias pobres em moradias precárias.

Grotas são depressões geográficas comuns na capital alagoana e que, ao longo do tempo, foram sendo ocupadas de forma irregular por moradias inadequadas. Das 100 grotas na capital alagoana, 54 já foram atendidas pelo programa e receberam intervenções que vão desde escadarias à construção de quadras e hortas comunitárias.

"Esses locais não tinham escadaria, tinham pontes quebradas, e o programa foi criado para fazer algumas obras e trazer melhorias principalmente no direito de ir e vir", explica Rayne Ferretti Moraes, Oficial Nacional para o Brasil do ONU-Habitat.

Segundo ela, a ONU-Habitat foi procurada pelo governo local em 2016, que topou o desafio e ingressou no programa com um escritório inaugurado em Maceió em outubro de 2017.

"Eles nos procuraram, ouviram falar de um projeto nosso. Fizemos uma reunião e apresentamos esse projeto. Eles gostaram, e fomos a Maceió e fizemos uma série de questionamentos. O principal deles é que a gente precisava saber se as pessoas queriam seguir morando ali. Com isso, a gente entrou no projeto para produção de dados para orientar as melhores políticas públicas, mais amplas. Quando começou a parceira, o programa estadual mudou de status e de nome [antes era Pequenas Obras, Grandes Mudanças]", explica.

À ONU coube a missão de mapear as condições de infraestrutura, como drenagem de água, mobilidade urbana, padrão construtivo, perfil socioeconômico, grau alfabetização e percepção de problemas nas grotas.

Dentro desse estudo, a ONU identificou mais 26 grotas, fora as 74 já mapeadas pelo Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

Para ela, o prêmio recebido pelo projeto é um grande reconhecimento ao esforço de todos os envolvidos. "Esse prêmio é o principal internacional sobre cidades inteligentes. O conceito utilizado por ele não é só o de tecnologia, mas o de uma cidade inclusiva, sustentável e economicamente viável. Então, eles premiam projetos que contribuam para isso, é o prêmio mais cobiçado nessa área mundialmente. E [a vitória] foi uma grata surpresa", explica.

Grota de Eldorado em Maceió (AL) - Carlos Madeiro/UOL - Carlos Madeiro/UOL
Imagem: Carlos Madeiro/UOL

Projeto é amplo e deu dignidade a moradores

A reportagem de Ecoa visitou uma dessas grotas — a Eldorado, no bairro do Feitosa — e conheceu as intervenções inauguradas em fevereiro deste ano. No local hoje há academia popular, quadra de esportes, além de escadaria e corrimãos para subida e descida de moradores.

As habitações estão construídas em áreas inclinadas e que antes do projeto tinham ruas de barro — e muitos acidentes por conta do sobe e desce. "Aqui era barro e lama. O corrimão que a gente tinha para descer e subir a grota era o mato, volta e meia tinha acidente", conta José Adelino da Silva, 64, que após as obras se inspirou a abrir um negócio para venda de salgados e caldo de cana. "Agora mudou tudo, até montei esse carrinho."

Na comunidade, todos os moradores ouvidos fizeram elogios às intervenções. "Era escuro, agora realmente ficou um local bom de se morar. Antes não era", afirma a dona-de-casa Adriana Barbosa, 34.

Líder comunitário do local, Léo Oliveira conta que na comunidade vivem em torno de 2,5 mil pessoas, que sofriam com a estrutura urbana precária. "Eu costumo dizer que esse projeto nos deu dignidade. Não tem comparação como era antes. Só sabe o que subir e descer uma grota de lama quem já fez. Fazer com escadas e corrimão nos faz sentir cidadão", aponta.

Para o secretário do Transporte e Desenvolvimento Urbano de Alagoas e responsável pelo projeto no âmbito estadual, Mosart Amaral, a maior satisfação que tem é ver o reconhecimento dos moradores.

"A percepção mais positiva é o retorno das pessoas que moram nesses locais quando a gente apronta cada grota. Os relatos são fortes, as pessoas costumam dizer: 'agora finalmente eu posso receber um parente, um amigo.' A dimensão da coisa se dá nesse momento", afirma.

Segundo ele, já foram investidos pouco mais de R$ 100 milhões nas obras. "Onde já houve as primeiras intervenções, a ideia é construir parques. Onde puder fazer esses parques, áreas de lazer, nós vamos", diz.

Um dos focos que o programa pretende ter é manter as benfeitorias. "Outro contrato que está sendo licitado é para fazer a manutenção desses locais. Isso é algo importante para manter o benefício de forma permanente. Estamos com esse processo em finalização para, no próximo ano, entrar com essa manutenção", finaliza Amaral.

Veja a lista dos ganhadores 2020 do prêmio World Smart City Awards

Categoria "Cidade Inteligente": Shangai

Categoria "Inovação contra Covid-19": Werkit (empresa), de Nova York, com o projeto "Adaptações inovadoras para o "Futuro do Trabalho" no mercado digital global na Zâmbia"

Categoria "Tecnologias catalizadoras": Shenzhen (município chinês), com o projeto "Cidade digital - tecnologias fazem uma cidade melhor"

Categoria "Meio ambiente urbano": Microsoft (empresa) em Munique (Alemanha), com o projeto "MindSphere City Graph - uma plataforma para Siemens e Microsoft".

Categoria "Mobilidade": Pantonium (empresa) de Toronto (Canadá), com o projeto "Utilizando tecnologia para converter rotas fixas de transporte público em transporte sob demanda durante a pandemia de Covid-19".

Categoria "Governança e economia": Zencity (empresa) de Tel Aviv (Israel), com o projeto "Decisões baseadas em dados em governos locais".

Categoria "Qualidade de vida e inclusão": Governo de Alagoas, com o projeto "Vida Nova nas Grotas - melhoramento de favelas e desenvolvimento urbano baseados em evidências".