Topo

Renault-Nissan confirma oferta pela SsangYong

Com Redação

Em Paris (França) e São Paulo

07/06/2010 14h14

A Renault confirmou nesta segunda-feira (7) que enviou uma carta de intenções para tentar comprar a fabricante sul-coreana de veículos utilitários esportivos SsangYong Motor, em parceria com a japonesa Nissan e a subsidiária Renault Samsung Motors, da própria Coreia do Sul. Uma porta-voz da Renault declinou de dar mais detalhes sobre a oferta.

A SsangYong Motor informou na sexta-feira (4) que selecionou seis de sete empresas que enviaram cartas de intenção de compra da montadora, que é deficitária e atravessa um processo de recuperação judicial desde 2009. No entanto, a SsangYong não revelou qual grupo foi desclassificado entre os sete interessados -- os quais incluem a Renault e a indiana Mahindra, num negócio que pode chegar a US$ 500 milhões.

Divulgação

O SUV Rexton, que tem motor Mercedes-Benz, é um dos SsangYong vendidos no Brasil

A SsangYong é a menor montadora da Coreia do Sul, e a chinesa SAIC Motor Corp tem 6,2% da empresa. No Brasil, comercializa parte de sua linha de utilitários esportivos, como os SUVs Actyon, Rexton e Kyron, além da picape Actyon Sports, todos com propulsores assinados pela Mercedes-Benz. Segundo o site nacional da marca, há 31 concessionárias SsangYong no país.

Em maio, a SsangYong ficou em 18º lugar no ranking das montadoras que vendem utilitários e comerciais leves, com 282 veículos emplacados -- mais que Suzuki, Iveco, Dodge e BMW, que ficam nas derradeiras posições da lista.