Por que liderança da Tesla em carros elétricos pode estar com dias contados

A Tesla é uma das empresas de carro de maior valor de mercado do mundo. Investidores e analistas, no entanto, estão começando a temer que a liderança da companhia no ramo de veículos elétricos possa estar com os dias contados. As informações são do jornal norte-americano New York Times.

O que se sabe

Analistas ouvidos pelo jornal apontam resumidamente quatro desafios que a empresa está enfrentando, e alguns deles duvidam sobre como a companhia de Elon Musk poderia responder.

Redução de vendas: a comercialização de veículos elétricos está menor, e a Tesla deixou de ser uma das poucas opções da categoria. Para tentar concorrer, a companhia tem dado descontos em alguns mercados — o que reduz a margem de lucro e o preço de revenda.

Concorrência chinesa e de fabricantes consolidadas: muitas fábricas chinesas têm investido em carros elétricos de diferentes faixas de preço. A BYD, por exemplo, vende o Seagull por US$ 12 mil (no Brasil, chamado de Dolphin Mini, ele custa R$ 115.800; em conversão direta, seria cerca de R$ 60 mil).

O Model 3, o carro mais acessível vendido pela empresa de Elon Musk, custa US$ 40 mil (o que dá cerca de R$ 200 mil em conversão direta).

Por outro lado, companhias convencionais, como BMW, Volkswagen e Mercedes-Benz têm lançado diversos modelos. Em alguns casos, levando vantagem sobre os carros da Tesla no mercado de luxo, segundo John Helveston, professor assistente de gerenciamento de engenharia da Universidade George Washington.

Na China, há tantas opções excelentes que a Tesla fica no meio do caminho. É um carro muito caro para o luxo que se obtém com ele John Helveston

Neste ano, há a previsão de que sejam lançados no mundo 150 modelos de carros elétricos.

Distrações do CEO: mega-empresário, Musk, além da Tesla, comanda a empresa espacial SpaceX e ainda dá pitacos no X (antigo Twitter). Isso quando ele não se mete a atacar pessoas ou fazer declarações políticas polarizadoras.

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Analistas dizem que a Tesla já perdeu um terço do seu valor de mercado só em 2024 e duvidam da capacidade do diretor-executivo conseguir dar atenção para suas companhias e continuar dando bons resultados.

Tesla tem lançado poucos modelos: último carro vendido em massa da Tesla, o Model Y, foi lançado em 2020.

Companhia ainda apresentou o Cybertruck, uma picape elétrica com visual futurista e que chegou ao mercado com dois anos de atraso por questões de engenharia. Cara, a picape tem sido ainda entregue aos compradores que desembolsaram pelo menos US$ 60 mil (cerca de R$ 300 mil).

Rumores apontam que a Tesla tem planos de desenvolver um carro elétrico acessível com preço na casa dos US$ 25 mil (cerca de R$ 125 mil em conversão direta) até 2026. No entanto, só o tempo dirá como Musk vai responder a essas preocupações do mercado ou se ele tem alguma carta na manga para surpreender novamente o setor automobilístico.

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