Topo

Caoa Chery lança SUVs híbridos e carro elétrico mais barato do Brasil

Caoa Chery iCar - Julio Cabral/UOL
Caoa Chery iCar Imagem: Julio Cabral/UOL

Julio Cabral

Do UOL, em São Paulo

15/06/2022 12h30Atualizada em 15/06/2022 13h05

A Caoa Chery iniciou uma nova fase no mercado brasileiro, lançando dois utilitários híbridos leves, um plug-in e o carro elétrico mais barato do Brasil. Todos os modelos estão em pré-venda e tiveram os seus preços revelados hoje.

O grande destaque é um pequeno, na verdade, o novo iCar. O subcompacto elétrico tem preço de R$ 139.990, pouco mais barato que os R$ 146.990 do Renault Kwid elétrico, o que o torna o mais barato da sua categoria. Em comparação ao francês, o modelo importado da China tem a desvantagem de ter apenas duas portas.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid - Julio Cabral/UOL - Julio Cabral/UOL
Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid
Imagem: Julio Cabral/UOL

Sua potência é de 61 cv e o torque de 15,3 kgfm, números que o caracterizam como opção urbana, algo reforçado pelo tamanho de 3,20 metros de comprimento e 2,15 m de entre-eixos. A autonomia chega a 282 km.

Os demais lançamentos são híbridos. A oferta começa no Arrizo 6 Pro Hybrid, que custa R$ 159.990 e será importado da China, pois a fábrica de Jacareí (SP) foi fechada - talvez ela volte a operar para a produção do sedã e outros eletrificados.

Caoa Chery Tiggo 7X Pro Hybrid - Julio Cabral/UOL  - Julio Cabral/UOL
Caoa Chery Tiggo 7X Pro Hybrid
Imagem: Julio Cabral/UOL

Por sua vez, há dois nacionais logo acima em preço. Produzidos em Anápolis (Goiás), o Tiggo 5X Pro Hybrid e o Tiggo 7X Pro custam R$ 169.990 e R$ 199.990, respectivamente, lembrando que os preços são de pré-venda e podem aumentar posteriormente.

Tanto o Arrizo 6 quanto os Tiggo 5 e 7 híbridos leves são equipados com motor 1.5 turbo flex associado a um super alternador de 48V. A adição desse auxílio permitiu chegar a 160 cv, contra 150 cv de antes, além de ter elevado o torque consideravelmente: 25,5 kgfm, contra 21,4 kgfm. O consumo caiu 13% no Tiggo 5 e Arrizo 6 e 5,2% no Tiggo 7, que também tem uma desvantagem, pois o seu antigo propulsor 1.6 turbo rendia 187 cv e 28 kgfm de torque, mas usava apenas gasolina.

Caoa Chery Arrizo 6 Hybrid - Julio Cabral/UOL - Julio Cabral/UOL
Caoa Chery Arrizo 6 Hybrid
Imagem: Julio Cabral/UOL


Já o top de linha Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid custa R$ 269.990. Ao contrário do Tiggo 7X Hybrid, o modelo maior leva sete passageiros e teve um aumento considerável de fôlego, são nada menos que 317 cv e 56,6 kgfm - torque de V8 -, enquanto o antigo 1.6 turbo gerava 187 cv e 28 kgfm. Recarrégavel na tomada e dotado de motores elétricos fortes, o SUV grande é capaz de percorrer até 77,6 km na eletricidade.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid  - Julio Cabral/UOL - Julio Cabral/UOL
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid
Imagem: Julio Cabral/UOL

O iCar tem vendas programadas para junho, enquanto o Tiggo 5X Pro Hybrid e Tiggo 7X Pro Hybrid serão lançados em julho. Já o Tiggo 8 Plug-in Hybrid e o Arrizo 6 Pro Hybrid chegam como importados em agosto.