Topo

Citroën lança "skate" conceito autônomo e elétrico visando mobilidade

Urban Collëctif da Citroën (Sofitel En Voyage) Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

29/09/2021 11h51

A Citroën juntamente com a empresa de hotelaria Accor e a agência de publicidade JCDecau apresentaram uma visão de futuro para a mobilidade urbana. O modelo é um "skate" conceito elétrico com autonomia de nível 5 (estágio máximo) que anda através de esferas. Chamado de Urban Collëctif, o veículo é compatível com diferentes tipos de cabines.

Imagem: Divulgação

A plataforma Citroën mede 2,60 m de comprimento, 1,60 m de largura e 0,51 m de altura. Suas rodas são esferas desenvolvidas pela Goodyear, permitindo assim manobrabilidade de 360°. Almofadas hidráulicas garantem que passageiros tenham o máximo conforto dentro possível.

A Citroën apresentou três cabines diferentes com o modelo. De acordo com a marca, seria possível trocá-las em cerca de apenas 10 segundos. O primeiro pod é o Sofitel En Voyage, que se inspira em hotéis, tem exterior de madeira marchetada com grandes superfícies de vidro, portas de correr envidraçadas automáticas e pode ser ocupado por duas ou três pessoas.

O segundo é o Pullman Power Fitness, que foi projetado para permitir que os passageiros se exercitem em uma bicicleta ergométrica enquanto viajam pela cidade.

Imagem: Divulgação

O terceiro pod é o JDCecaux City Provider, inspirado no mobiliário urbano da empresa de publicidade. Ele tem área aberta com um toldo e área fechada com duas telas, iluminação ambiente e entradas USB para carregar dispositivos de passageiros.

Imagem: Divulgação

Com uma abordagem aberta, a Citroën afirma que é possível que terceiros desenvolvam cabines compatíveis e diferentes para o modelo. O veículo é capaz de chegar a até 25 km/h, com a Citroën afirmando que seu conceito geral melhoraria a fluidez do tráfego em pelo menos 35% em uma faixa exclusiva.

Confira o conceito em ação:

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Citroën lança "skate" conceito autônomo e elétrico visando mobilidade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Mobilidade