Topo

Navio tombado com 4 mil carros tem popa extraída e vazamento de óleo

MV Golden Ray - Divulgação
MV Golden Ray Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

07/01/2021 14h43

O navio Golden Ray teve sua seção oito - a popa - removida na última segunda-feira. A embarcação de 200 metros de comprimento, de propriedade da Hyundai Glovis, está tombada na costa do estado norte-americano da Geórgia desde o dia 8 de setembro de 2019 com cerca de 4.200 carros.

A popa transitou na terça-feira para terra firme. As equipes de remoção aproveitaram para recolher óleo que acabou ficando na água após o fim do trabalho.

golden - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Devido à proximidade deste corte com a sala de máquinas, esperávamos encontrar óleo/produtos de petróleo residuais dentro de tanques, tubulações e maquinários que não puderam ser acessados na fase de remoção de combustível da resposta. A equipe de resposta estava totalmente preparada e em posição de responder durante todo o corte e levantamento", disse o comandante Chris Graff, da Gallagher Marine Systems.

golden2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Comandante da Guarda Costeira dos EUA, Efren Lopez, colocou: "o que observamos durante esta operação é exatamente o motivo pelo qual temos a barreira de proteção e uma frota dinâmica de navios de resposta ao óleo".

"A equipe de resposta à poluição vem refinando suas operações há meses e isso valeu a pena com sua resposta rápida ao produto liberado dos destroços durante a elevação da popa."