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Fatiamento de navio tombado com 4 mil carros vira novela com novo problema

MV Golden Ray tombou com mais de 4.000 automóveis zero-quilômetro há pouco mais de um ano após sair de porto na Geórgia (EUA) - Reprodução
MV Golden Ray tombou com mais de 4.000 automóveis zero-quilômetro há pouco mais de um ano após sair de porto na Geórgia (EUA) Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/10/2020 14h49Atualizada em 08/10/2020 14h49

O navio MV Golden Ray, que tombou há cerca de um ano na costa do Estado norte-americano da Geórgia, com cerca de 4.200 carros a bordo, será parte da paisagem litorânea da região por mais algum tempo.

A operação para remover o cargueiro de 200 metros de comprimento, que será literalmente fatiado em pedaços gigantes dentro do mar, foi adiada para o fim do mês, na melhor das hipóteses.

O início do trabalho deveria ter sido no começo de outubro, depois de ter sido postergado após membros da equipe terem contraído covid-19 - e também devido à temporada de furacões.

Dessa vez, os engenheiros responsáveis pelo planejamento da retirada constataram a necessidade de modificar o sistema de amarração para o corte e içamento do navio. Das cinco âncoras, uma não atendeu aos requisitos de tração em um teste realizado pela equipe.

Enquanto um sistema de âncoras novo é avaliado, o naufrágio permanece estável com equipes monitorando o local para tentar evitar danos ambientais.

Tombado em 8 de setembro de 2019, o MV Golden Ray pertence à Hyundai Glovis. De acordo com investigações, com base em gravações e depoimentos da tripulação, o acidente aconteceu durante uma manobra brusca e teria sido causado por má distribuição da carga.

Todos os 24 membros da tripulação foram resgatados com vida - algo considerado um "milagre" pela Guarda Costeira dos EUA.

O processo de fatiamento deve durar cerca de oito semanas, se tudo correr bem.

O prejuízo do naufrágio para a Hyundai Glovis passa dos US$ 80 milhões (R$ 447,5 milhões na cotação de hoje), embora o cargueiro e a respectiva carga estejam cobertos por seguro.

Quais veículos estão dentro do cargueiro

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Foto indica que SUV ao fundo é um Chevrolet Tahoe, submerso no MV Golden Ray
Imagem: Reprodução

Quais são os modelos de automóveis que estão dentro do navio? E qual será o destino deles?

De início, é importante dizer que, apesar de a empresa responsável pelo navio ser a Hyundai Glovis (braço de logística da empresa sul-coreana), um porta-voz da empresa afirmou que a carga não conta com carros da marca - e sim com automóveis da Kia e de outras montadoras globais.

Oficialmente não foi divulgada uma lista com os modelos atingidos, mas alguns indícios ajudam a trazer luz sobre quais os carros que aguardam dentro do navio.

Fotos divulgadas sobre o interior do navio mostraram alguns dos veículos submersos e danificados. E as imagens permitem constatar que, dos mais de 4.000 carros nunca rodados, há exemplares fabricados pela General Motors. Analisando duas fotos, conseguimos identificar os SUVs grandes Tahoe e Suburban, da Chevrolet.

Chevrolet Suburban 2020 - Divulgação - Divulgação
Fotos do interior do navio indicam que o Chevrolet Suburban é um dos carros a bordo do naufrágio
Imagem: Divulgação

Muito populares nos EUA, os dois utilitários esportivos não são comercializados oficialmente no Brasil. No mercado norte-americano, o Tahoe tem preços sugeridos a partir de US$ 49 mil (R$ 274 mil no câmbio de hoje) e o Subarban, com chassi alongado, custa desde US$ 51,7 mil (R$ 289 mil).

Ambos podem ser equipados com até nove assentos e motor 6.2 V8 de 426 cv na linha 2020.

Quanto aos carros da Kia, o local do acidente ajuda a deduzir quais são os modelos atingidos. O porto de Brunswick fica bem próximo à fábrica da montadora em West Point, Geórgia, onde são fabricados os modelos Telluride e Sorento, outros SUVs de grande porte; e o sedã Optima.

Dos três, apenas o Sorento é vendido no Brasil, com preço a partir de R$ 199.990. O destino do MV Golden Ray era Baltimore, nos Estados Unidos, de onde os carros seriam exportados a países do Oriente Médio.

Qual será o destino dos veículos

Durante o processo de desmontagem do MV Golden Ray, que será cortado em partes com o auxílio de uma espécie de motosserra enorme, parte dos automóveis no seu interior será também fatiada.

Estima-se, inclusive, que haja incêndios durante o processo, por conta do atrito das correntes contra o metal e da presença de fluidos inflamáveis nos carros, como gasolina e lubrificantes.

A Hyundai Glovis informa que vai tentar salvar quantos veículos for possível, embora a maior parte deva ser transformada em sucata para reciclagem.

Quanto ao MV Golden Ray, após ser cortado em fatias, o barco será encaminhado a um estaleiro na Louisiana para ser reciclado ou eventualmente remontado.

Outro navio já foi fatiado com carros dentro

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MV Tricolor naufragou em 2002 com carros de luxo na França e também foi cortado em pedaços
Imagem: Reprodução

Essa não será a primeira vez na qual um cargueiro naufragado com automóveis zero no seu interior terá de ser cortado em fatias.

Em dezembro de 2002, o navio MV Tricolor foi atingido por outra embarcação após deixar o porto de Zeebrugge, na Bélgica, rumo a Southampton, na Inglaterra - de onde seguiria viagem para os Estados Unidos.

A cerca de 30 km da costa francesa, o Tricolor tombou com uma carga de centenas de carros de luxo das marcas Volvo, BMW e Saaab.

Para tirar o navio gigante do local, e evitar mais danos ambientais após a constatação de um vazamento de óleo, o cargueiro também foi cortado em fatias, igualmente com os automóveis no seu interior, utilizando técnica semelhante - também aplicada no resgate do submarino russo Kursk, em 2001.

No caso, os carros foram vendidos como sucata após o resgate.