Hyundai Prophecy EV: conceito autônomo segue estilo de design do HB20
Do UOL, em São Paulo (SP)
03/03/2020 07h49
Resumo da notícia
- Cupê de quatro portas traz identidade visual presente também no HB20
- Designers da marca afirmam que "silhueta icônica foi inspirada por um design aerodinâmico"
- Conceito está pronto para condução autônoma e tem joysticks no lugar do volante
A Hyundai revelou hoje (3) o Prophecy, estudo de cupê de quatro portas com linhas bastante ousadas.
O veículo é mais uma interpretação da nova identidade visual da marca, conhecida como "Esportividade Sensual" - presente, inclusive, no novo HB20.
De acordo com a empresa, o carro replica "linhas limpas e estruturas minimalistas", que já foram vistas no conceito "45", revelado em 2019.
A fabricante diz que o Prophecy traz uma "silhueta icônica de proporções perfeitas que foram inspiradas por um design aerodinâmico". Seja como for, fato é que o carro impressiona pelas linhas ousadas nunca antes vistas em um conceito da marca sul-coreana.
Os designers da Hyundai definem o Prophecy como o exemplo de uma nova vertente do design da marca, batizada de "Futuro Otimista', no qual a intenção é "estabelecer uma conexão emotiva entre humanos e automóveis".
A silhueta do Prophecy se destaca pela queda suave e contínua em direção à traseira, lembrando o icônioc perfil do Porsche 911. A Hyundai afirma que a inspiração foi o fluxo da água ao passar por uma pedra com formas perfeitas. Um spoiler traseiro integrado à carroceria melhora a aerodinâmica em velocidades mais altas.
As lanternas, aliás, estão dispostas na vertical e ficam "camufladas" na parte inferior da traseira do veículo, logo abaixo do spoiler. Elas trazem um efeito chamado pela marca de "pixelizado", que estará presente nos futuros modelos da Hyundai.
O Prophecy é movido a eletricidade e traz até vistosas tomadas de ar na parte inferior para refrigerá-las de forma mais eficiente, segundo a própria Hyundai.
O projeto traz um aproveitamento de espaço interno possível apenas em veículos elétricos. O projeto também foi desenvolvido para condução autônoma e traz dois joysticks no lugar do volante convencional. Eles podem ser direcionados para esquerda e direita, permitindo que o motorista assuma o controle quando necessário.
Existe até um modo chamado "Relax", no qual os joysticks são recolhidos e o campo de visão de todos os passageiros fica completamente livre de obstáculos e demais elementos - pelo menos do lado de dentro.