Novo Nissan Sentra "usa" arrojo de Leaf e Kicks para rejuvenescer
Vitor Matsubara*
Do UOL, em Xangai (China)
16/04/2019 13h15
Resumo da notícia
- Sedã troca estilo careta por linhas esportivas em nova geração
A China conhecerá o novo Nissan Sentra em primeira mão. Alçado ao status de maior estrela da marca no Salão de Xangai, o sedã é o segundo importante lançamento da empresa em poucos dias -- anteriormente o novo Versa já havia dado o ar da graça em um festival de música nos Estados unidos.
Voltando a falar do Sentra, o carro conhecido na Ásia como Sylphy perdeu de vez o ar de "tiozão" que o acompanhava há vários anos -- a ponto de ter sido até alvo de piadas da própria fabricante. Agora o Sentra exibe um perfil muito mais esportivo, "herdado" do novo Leaf e, por que não, até do Kicks. É impossível para nós, brasileiros, não lembrar do SUV compacto ao olharmos os apliques pretos nas colunas "C".
Veja também
A cabine do novo Sentra também deixou o conservadorismo para trás. Há espaço de destaque para a tela multimídia de oito polegadas no centro do painel, logo acima de três elegantes saídas de ar-condicionado. O estilo interno, aliás, lembra tanto o Kia Stinger quanto os elegantes Mercedes-Benz.
Embora seja feito sobre a nova plataforma modular CMF da aliança Renault-Nissan, o sedã manteve as dimensões do modelo atual. O carro tem 4,64 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,71 m de distância entre-eixos. Ou seja, ele é apenas 1 centímetro mais longo do que o modelo atual.
A Nissan não fala muito sobre detalhes técnicos, mas a imprensa chinesa crava que não haverá mudanças no motor 1.6 associado a uma transmissão CVT, entregando 139 cv. Em outros mercados, porém, especula-se que o Sentra pode usar até o novo motor 1.3 turbo de 170 cv desenvolvido pela aliança Renault-Nissan.
Atualmente, o Sentra vendido no Brasil vem do México. E como se trata de um importante mercado para a empresa, não será nenhuma surpresa se vermos o sedã por aqui no ano que vem.
* Viagem a convite da Caoa Chery