Topo

Lamborghini Latinoamérica deve voltar a fazer carros na Argentina

O bizarro Lamborghini Alar, feito sobre a base do clássico Diablo dos anos 1990 - Divulgação - Divulgação
O bizarro Lamborghini Alar, feito sobre a base do clássico Diablo dos anos 1990
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/07/2014 13h31

Após especulações sobre uma possível fabricação no Uruguai, a Lamborghini Latinoamérica deve escolher a Argentina como sede para produção de seus carros esportivos. As informações são do jornal argentino Tiempo.

Segundo a publicação, a ideia da filial latino-americana da Lamborghini, cujos direitos pertencem ao mexicano Joan Ferci, é aproveitar a nova lei argentina que concede incentivos para fabricantes de veículos fora-de-série. O objetivo da marca é exportar cerca de 95% da produção e gerar entre 5 e 8 mil empregos. O do governo argentino é promover o país para, quem sabe no futuro, tornar-se um produtor de superesportivos e carros premium para todo o mundo.

Lamborghini Coatl era o projeto menos polêmico da Lamborghini Latinoamérica - Divulgação - Divulgação
Lamborghini Coatl era o projeto menos polêmico
Imagem: Divulgação
Importante dizer que as operações da Lamborghini Latinoamérica funcionam independente da matriz italiana e que os carros da filial latina nada têm a ver com os modelos atuais da empresa europeia -- como não se pode utilizar as plataformas e bases estruturais mais recentes da fabricante de superesportivos (por uma questão de acordo e de custos), a empresa latino-americana constrói carros baseados nos modelos anteriores, das décadas de 1980 e 1990 (Countach, Diablo etc.).

AFINAL, O QUE É LAMBORGHINI LATINOAMÉRICA?
Em 1995, Joan Ferci comprou os direitos da Lamborghini para a América Latina durante uma crise da fabricante italiana -- que acabou comprada pelo Grupo Volkswagen em 1998. O contrato, à época, foi finalizado com 99 anos de duração. O acordo previa autorização para exportação e fabricação dos carros da Lamborghini.

O Eros-9 é outra "excentricidade" da empresa - Divulgação - Divulgação
O esportivo Eros-9 é outra "excentricidade" da empresa
Imagem: Divulgação
Ferci chegou a fabricar na Argentina os modelos Eros, Coatl entre 2000 e 2001. Após uma breve pausa em 2002 e o  retorno em 2003, a empresa também produziu o (bizarro) Lamborghini Alar. O site oficial da empresa (em espanhol) pode ser acessado por este link.

Em 2010, o empresário anunciou que a nova planta seria em Santiago Del Estero (Argentina), mas a sede nunca chegou a ser construída. O local da nova fábrica ainda não revelado.