Mercedes Unimog ainda é utilizado por bombeiros da Áustria
Nas últimas semanas os bombeiros da Áustria tiveram que ligar os motores de pelo menos seis unidades do Unimog U 5000, clássico caminhão da Mercedes-Benz produzido desde a época da Segunda Guerra Mundial. Os veículos foram utilizados em enchentes na Bósnia -- o país enfrentou, durante os últimos meses de maio e junho, grandes inundações devido a fortes chuvas.
De acordo com autoridades da Bósnia, os Unimog conseguiram atravessar áreas alagadas de até 1,20 metro de profundidade, lamaçais e obstáculos como entulho, pedras e troncos de árvores "que jipes e picapes não conseguiram superar". Detalhe: sem sofrer qualquer tipo de avaria.
"Os Unimog não sofreram falhas ou tiveram problemas. Eles são confiáveis e trabalhavam com a perfeição de um relógio suíço", afirmou Alexander Nittner, um dos responsáveis pelo corpo de bombeiros da Áustria.
Esta é a segunda operação do corpo de bombeiros da Áustria que precisa do reforço dos veículos com aptidão off-road da Mercedes -- no começo de 2014, quando tempestades de neve causaram estragos na Eslovénia, um comboio de 17 Unimog U 5000 foi usado no socorro da população prejudicada.
O QUE É UNIMOG?
Unimog, da expressão alemã "UNIversal-MOtor-Gerät" (que significa, em português, algo como "Dispositivo de motor universal"), é a palavra utilizada pela Mercedes-Benz para designar uma série de caminhões off-road produzida pela marca.
Os Unimog surgiram poucos anos depois da Segunda Guerra Mundial para servirem de veículo ao trabalho agricultor, mas com mais versatilidade e agilizada que o trator convencional. já que conseguia rodar em estradas em velocidades iguais às de outros caminhões.
Devido às suas capacidades offroad, também foi utilizado como veículo militar, de bombeiros, para expedições e até em competições, como o Dakar.
Na Europa, em muitos países, até hoje, eles são usados para limpeza de neve, resgates e para o transporte de equipamentos ultra-pesados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.