Topo

Chevrolet Cruze 2015 mostra frente de Impala no Salão de Nova York

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/04/2014 18h08

A General Motors americana revelou nesta segunda-feira (14) imagens do face-lift de meia-vida para o sedã Chevrolet Cruze, que será apresentado como modelo 2015 no Salão de Nova York entre 18 a 27 de abril.

Chevrolet Cruze Brasil - Luiza Dantas/Carta Z Notícias - Luiza Dantas/Carta Z Notícias
No Brasil, onde chegou em 2011, visual do Cruze é este
Imagem: Luiza Dantas/Carta Z Notícias
A principal alteração está na dianteira: a nova grade bipartida herda o estilo da dupla Impala/Malibu, mais imponente e bicuda. Ela deixa o Cruze, ao mesmo tempo, mais sóbrio e "carudo". A secção acima da gravatinha dourada e da linha de faróis tem um filete horizontal cromado, enquanto a inferior assume o formato de diamante (heptágono) com três filetes. 

Muda também o para-choque, que fica mais esportivo para equilibrar o conjunto: a porção central assume forma de "U" invertido, enquanto as extremidades abrigam um espécie de clipe de papel cromado onde as inéditas luzes diurnas de LED estão incrustadas nas versões LT e LTZ. No geral, esta peça lembra muito a de modelos da alemã Mercedes-Benz.

Faróis, lateral do carro e traseira praticamente não mudam em relação ao atual carro americano, cujo visual é semelhante ao do Cruze fabricado no Brasil. Por aqui, o sedã estreou em 2011 e ainda não recebeu alterações visuais -- a mudança americana deve indicar o passo a ser dado pela filial brasileira, que já havia anunciado a intenção (ou mesmo necessidade) de mostrar novidades para o modelo este ano.

CONECTIVIDADE AMPLIADA
A GM americana promete ainda uma cabine mais conectada para o Cruze 2015. Em termos de "hardware" pouca coisa muda: alguns porta-objetos foram redimensionados, enquanto comandos de porta-malas e travamento de portas mudaram de posição.

Já o software é renovado: o novo Cruze tem conexão de internet 4G permantente, pode servir como roteador para que celulares e computadores se conectem e ainda é compatível com o sistema de comando por voz da Apple, o Siri. Além disso, o sistema permite que o condutor baixe aplicativos para uso na tela multimídia, como qualquer smartphone atual.

Nos Estados Unidos, o Cruze 2015 será vendido nas versões LS (básica), LT (intermediária), RS (esportivada) e LTZ, a gasolina, além das variantes Eco e Diesel, que prometem ser "os carros não-híbridos mais eficientes do mercado", com consumo médio entre 18 e 20 km/l e autonomia superior a 1.100 quilômetros por tanque.

Em termos de segurança e comodidade, o Cruze 2015 inclui dez airbags de série, alerta de ponto-cego e tráfego cruzado na traseira, além de câmera de ré e auxílio ao estacionamento.