Em novo recall para checar aquecedor, GM chama 1,5 milhão de veículos
A General Motors dos Estados Unidos fará a partir da semana que vem um recall de cerca de 1,5 milhão de veículos. São unidades de 18 modelos fabricadas entre 2006 e 2009, das marcas Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, Hummer e Saturn. O chamado foi anunciado pela National Highway Traffic Safety Administration, a autoridade de segurança de tráfego dos EUA, nesta terça-feira (8).
De acordo com o boletim Automotive News, o potencial problema desses modelos está no aquecedor do fluido lavador de parabrisas -- um item importante num país de clima frio e com ocorrência de neve. O mau funcionamento do sistema pode gerar incêndios; segundo a GM, houve ao menos cinco casos assim, apesar de um recall ter sido realizado em 2008 para verificar o mesmo defeito. Não houve acidentes ou vítimas, diz a companhia.
É possível que o sistema de aquecimento tenha de ser desligado permanentemente nos carros verificados. A GM planeja oferecer uma indenização de US$ 100 aos proprietários de veículos em que isso seja feito.
Os modelos envolvidos no chamado são Buick Lucerne, Cadillac DTS e Hummer H2 feitos entre 2006 e 2009; Buick Enclave e Cadillac CTS dos anos 2008 e 2009; Chevrolet Traverse 2009; e, dos anos 2007-2009, Cadillac Escalade, Escalade ESV e EXT; Chevrolet Avalanche, Silverado, Suburban e Tahoe; GMC Acadia, Sierra, Yukon e Yukon XL; e Saturn Outlook.
De acordo com a GM, 1,365 milhão desses veículos estão rodando nos EUA, 98.800 no Canadá e 64 mil no México, e os demais em alguns outros países. Nenhum dos modelos afetados é vendido oficialmente no Brasil pela companhia.
A fabricante do dispositivo aquecedor (batizado de HotShot) era a Microheat, sediada em Detroit (EUA), cidade-sede da GM. Depois do recall de 2008, a empresa acabou falindo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.