Topo

Em novo recall para checar aquecedor, GM chama 1,5 milhão de veículos

<b>Chevrolet Tahoe ano 2007, um dos 18 modelos da GM incluídos no recall</b> - Divulgação
<b>Chevrolet Tahoe ano 2007, um dos 18 modelos da GM incluídos no recall</b> Imagem: Divulgação

Da Redação, com agências

08/06/2010 14h04

A General Motors dos Estados Unidos fará a partir da semana que vem um recall de cerca de 1,5 milhão de veículos. São unidades de 18 modelos fabricadas entre 2006 e 2009, das marcas Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, Hummer e Saturn. O chamado foi anunciado pela National Highway Traffic Safety Administration, a autoridade de segurança de tráfego dos EUA, nesta terça-feira (8).

De acordo com o boletim Automotive News, o potencial problema desses modelos está no aquecedor do fluido lavador de parabrisas -- um item importante num país de clima frio e com ocorrência de neve. O mau funcionamento do sistema pode gerar incêndios; segundo a GM, houve ao menos cinco casos assim, apesar de um recall ter sido realizado em 2008 para verificar o mesmo defeito. Não houve acidentes ou vítimas, diz a companhia.

É possível que o sistema de aquecimento tenha de ser desligado permanentemente nos carros verificados. A GM planeja oferecer uma indenização de US$ 100 aos proprietários de veículos em que isso seja feito.

Os modelos envolvidos no chamado são Buick Lucerne, Cadillac DTS e Hummer H2 feitos entre 2006 e 2009; Buick Enclave e Cadillac CTS dos anos 2008 e 2009; Chevrolet Traverse 2009; e, dos anos 2007-2009, Cadillac Escalade, Escalade ESV e EXT; Chevrolet Avalanche, Silverado, Suburban e Tahoe; GMC Acadia, Sierra, Yukon e Yukon XL; e Saturn Outlook.

De acordo com a GM, 1,365 milhão desses veículos estão rodando nos EUA, 98.800 no Canadá e 64 mil no México, e os demais em alguns outros países. Nenhum dos modelos afetados é vendido oficialmente no Brasil pela companhia.

A fabricante do dispositivo aquecedor (batizado de HotShot) era a Microheat, sediada em Detroit (EUA), cidade-sede da GM. Depois do recall de 2008, a empresa acabou falindo.