Topo

Após estreia 'irregular' em SP, Wanessa leva bloco para BH: 'Quase morri'

Wanessa Camargo recebe convidados no bloco Xainirô, em Santo Amaro - SP - Denilson Santos / AgNews
Wanessa Camargo recebe convidados no bloco Xainirô, em Santo Amaro - SP Imagem: Denilson Santos / AgNews

Beatriz Vilanova

Colaboração para o UOL, de São Paulo

20/02/2023 12h00Atualizada em 20/02/2023 22h59

"Foi uma experiência incrível". É assim que Wanessa Camargo avalia a estreia do seu bloco, Xainirô, no último dia 12.

"Foi minha primeira vez comandando um bloco e os fãs se entregaram 100% comigo. Com sol ou chuva, trio parado ou andando, eles estavam lá na melhor vibe e todos nós sentimos muito isso. Ansiosa pelo bloco em Belo Horizonte", conta ela ao UOL.

O bloco de rua estreou em São Paulo, mas segue na noite desta segunda-feira (20) para um clube fechado em Belo Horizonte, com entrada paga. Desta vez, Wanessa quer aprender com os "erros" da apresentação na capital paulista. No último evento, a polícia precisou encerrar o bloco uma hora mais cedo por conta de pneus carecas no trio.

"Infelizmente, tem coisas que não conseguimos prever. Contratamos as melhores equipes e empresas, e depois descobrimos algumas irregularidades que fizeram com que nosso bloco fosse interrompido. Com certeza vamos checar muitas vezes para os próximos blocos e eventos para que isso nunca ocorra novamente", explica Wanessa.

A cantora, que costuma viver o Carnaval nas escolas de samba do Rio de Janeiro —ela já desfilou na Beija-Flor, Imperatriz Leopoldinense e Mocidade Independente de Padre Miguel—, diz que estrear um bloco próprio tem sido o seu maior desafio.

"Tem que ter uma preparação muito grande para aguentar mais de 4 horas agitando um trio! Por exemplo, quando fui desfilar na Sapucaí eu me preparei com 3 meses de antecedência, fazendo aula de samba, pegando o jeito, e mesmo assim, achando que estava preparada, eu quase morri. Então é uma preparação muito difícil. Tanto fisicamente como vocalmente também, foram muitos ensaios. Também foquei bastante em treinos e alimentação", diz.

Wanessa Camargo e Vitão no Bloco Xainirô, em Santo Amaro - AgNews - AgNews
Wanessa Camargo e Vitão no Bloco Xainirô, em Santo Amaro
Imagem: AgNews

Xainirô: nasce um novo bloco

Apesar de comandar o bloco, Wanessa não foi exatamente quem teve a ideia de lançá-lo. Ela conta que foi "convencida" por Andie Fonseca, carioca que trabalha em sua equipe.

Já o nome escolhido para ele, "Xainirô", veio de um bordão usado pelos fãs de Wanessa, uma referência à música "Shine it on". "Desde o começo, os fãs criaram essa maneira de falar o nome da música e sempre pegou de forma bem divertida", explica a cantora.

Ao lado do namorado, Dado Dolabella, ela incluiu uma série de hits dos últimos 22 anos de carreira no repertório do bloco. Para cantar consigo nesta primeira edição, em São Paulo, Wanessa convidou amigos artistas: Aretuza Lovi, Francinne, Johnny Hooker, Lia Clark, Lorena Simpson, Luiza Possi, Pepita, Vitão e os Dj's Breno Barreto e Vitor Zucarelli.

"Antes de fazer os convites, pensei em artistas que acompanho e amo o trabalho. Fiquei muito feliz que conseguimos organizar as agendas e que todos toparam o convite de estarem presente nesse dia especial".