Topo

CarnaUOL

Rainha da bateria fica aliviada ao raspar a cabeça: 'Achei que fosse torta'

Giovana Angelica, rainha da bateria da Mocidade Independente, raspou o cabelo para o Carnaval 2022 - Reprodução/ Instagram
Giovana Angelica, rainha da bateria da Mocidade Independente, raspou o cabelo para o Carnaval 2022 Imagem: Reprodução/ Instagram

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

23/04/2022 04h00

Giovana Angélica, 35, é a rainha da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel e, para o Carnaval 2022, decidiu mudar o visual para cair na avenida: raspou os cabelos. Anunciada como parte da monarquia da escola em 2019, a musa mostrou que não mede esforços para agradar a sua escola de coração.

"Quando descobri que todos da bateria rasparam o cabelo para o desfile, dei a sugestão da rainha raspar também", conta Giovana em entrevista a Splash. "Eles anunciaram em fevereiro que os membros rasparam a cabeça e eu dei a sugestão ao marketing e às redes sociais, expliquei que seria interessante se a rainha também compusesse a ideia."

Como a rainha faz parte da bateria, que fizesse essa menção. Foi do meu agrado.
Giovana Angélica, rainha de bateria da Mocidade

A ideia de cortar os cabelos é derivada do mote principal escolhido pela Mocidade em 2022. A escola, que se apresenta neste sábado, conta com o enredo "Batuque ao Caçador", em homenagem ao orixá Oxóssi, a divindade que representa as florestas e o conhecimento. Para reverenciá-lo, a bateria decidiu que entraria na Sapucaí com a cabeça raspada, feito que, dentro de religiões de matriz africanas é entendido como um ato de respeito ao orixá.

Giovana Angélica tem a cabeça raspada para desfilar no Carnaval 2022 - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Giovana Angélica tem a cabeça raspada para desfilar no Carnaval 2022
Imagem: Reprodução/Instagram

Para além do respeito e amor pela escola, Giovana conta que está adorando a nova fase, sem madeixas. "A sensação é maravilhosa, estou amando!", conta. "O conforto, a liberdade, está sendo ótimo."

"Adorei o resultado, até porque imaginei que minha cabeça seria um pouco torta", explica. No entanto, a conclusão saiu muito melhor do que a musa poderia prever. "Nunca tinha me visto careca, mas depois que olhei na câmera, quando acabaram de raspar, eu adorei. Ficou realmente maravilhoso."

Em seu Instagram, a rainha exaltou o novo visual e escreveu: "Preta sim, e predominante feliz com ou sem cabelo". "Cada fio novo nascendo, mostra um pouco da minha história de vida, com muita luta, muita persistência, muita amorosidade e muito respeito. Pra muitas, a vaidade não enxerga o quão grande e importante somos, independente de sua moldura feminina. Pra mim, é desprendimento, desapego, humildade, e amor-próprio."

Na publicação, ela demonstrou apoio às pessoas que rasparam o cabelo em decorrência de medicamentos ou tratamentos. "À todas que precisaram retirar seus fios por um tratamento médico, força! A luta e o amor-próprio andam de mãos dadas até na dor. Persistam e vençam o olhar sobre si mesmas. Vendo a guerreira na frente do espelho, me sinto honrada por me observar como mulher com a alma imortal. Honro o meu sagrado, honro o meu corpo, honro minhas lutas, honro por minha liberdade."

O "cabeleireiro" responsável por raspar o cabelo de Giovana Angélica e de toda a bateria foi Dudu, mestre da bateria.

Relação de Antes

É claro que ser rainha de uma escola como a Mocidade Independente é algo bastante emocionante, no entanto, Giovana revelou que sua relação com a escola é derivada de muito tempo antes. "Eu sou nascida e criada no bairro de Padre Miguel, e inevitavelmente sempre tive um vínculo com ela, sempre assisti aos desfiles."

A ligação cresceu ao acompanhar a mãe, costureira que ajudava na confecção das fantasias da agremiação.

Desde pequena eu tenho a Mocidade dentro de casa, então, emocionalmente eu convivo com ela desde criança.

Expectativa

Quando conversou com Splash, Giovana Angélica contou estar um pouco resfriada e, por isso, estava se resguardando para poder estar 100% na avenida. Para isso, ela conta que está descansando, tomando muita água e se alimentando de maneira saudável.

Agora é cuidar do espiritual, da mente e do físico. E focar no sábado!

CarnaUOL