Topo

CarnaUOL

Maratona digna de Olimpíada, diz Sabrina Sato sobre desfilar em SP e no Rio

Apresentadora terá maratona no Carnaval: desfilará pela Gaviões da Fiel às 23h35, no sábado, e horas depois desfilará pela Vila Isabel, no RJ - Rafael Cusato/Brazil News
Apresentadora terá maratona no Carnaval: desfilará pela Gaviões da Fiel às 23h35, no sábado, e horas depois desfilará pela Vila Isabel, no RJ Imagem: Rafael Cusato/Brazil News

Do UOL, em São Paulo

22/04/2022 14h36Atualizada em 22/04/2022 14h50

A apresentadora Sabrina Sato, 41, está pronta para voltar ao sambódromo após um ano sem Carnaval devido às restrições impostas pela covid-19. Mas ela terá um desafio: será rainha de bateria amanhã, às 23h35, na Gaviões da Fiel, em São Paulo, e algumas horas depois, no domingo (24), às 4h40 da madrugada, na Unidos de Vila Isabel, no Rio de Janeiro.

Rainha de bateria da Vila Isabel de 2011 a 2019, ela contou à revista Quem que não havia como negar convite de uma das escolas. "Isso é algo que acontece uma vez na vida. Não tinha como dizer 'não' para uma das escolas", disse Sabrina.

Ela relembrou que possui mais de uma década de história com cada uma. "Tenho uma história de mais de uma década com elas. Na Gaviões são 17 anos e a Vila são 12. Eu ficaria muito triste se eu não tentasse, se eu tivesse que escolher entre ir só para o Rio de Janeiro ou só para São Paulo", falou.

Mesmo nunca tendo crise de ansiedade, Sato admite que tem momentos em que fica ansiosa por causa dessa maratona. "Eu não chego a ter crise de ansiedade, nunca tive e espero não desenvolver após essa maratona de Carnaval! Mas tem os momentos em que eu fico muito ansiosa", disse.

Segundo ela, o autoconhecimento é importante essas horas. "Ao mesmo tempo, intercalo esse sentimento com momentos de relaxamento também e me acalmo. Isso ajuda", falou. "É impressionante como é importante você ter autoconhecimento para manter a sua calma. Quanto mais a gente se conhece nesse momento, mas a gente consegue sentar, respirar e falar, 'vai dar certo'", completou.

Tendo ficado fora da bateria da Unidos da Vila Isabel em 2020, posto que ficou com a atriz Aline Riscado, Sabrina descreve que voltar ao sambódromo é especial. "O sambódromo é a minha casa. Depois dessa pausa, lembro que quando pisei no sambódromo pela primeira vez era um dia de chuva na Sapucaí. Vi todo mundo emocionado e vibrando. A energia foi tão forte que nem liguei para a chuva", falou.

Sato montou um esquema e formou uma equipe de 15 pessoas para dar conta dos dois desfiles: ao terminar o compromisso no sambódromo do Anhembi, em São Paulo, ela já iniciará os procedimentos de vestes e maquiagem no jatinho privado que irá rumo ao Rio de Janeiro, onde um mototáxi a estará esperando para levá-la para a Marquês de Sapucaí.

Ela detalhou como vai funcionar a logística carnavalesca e a divisão da equipe. "Uma parte fica no Rio, outra em São Paulo e uma permanece o tempo inteiro comigo. A gente está envolvendo mais gente ainda do que já envolveu em outros carnavais", disse.

Sabrina revelou que até a parte dos motoristas envolvidos foi algo pensado. "Fomos atrás de motoristas que saibam fazer esses caminhos da melhor forma possível. A gente vai ensaiar esse trajeto um dia antes. Tenho uma responsabilidade grande com as escolas que eu desfilo", falou.

Dividida entre os ensaios e as gravações dos programas Saia Justa, Carnaval da Sabrina e Desapegue se For Capaz, da GNT, a apresentadora explicou que o ritmo de trabalho é "alucinado" mesmo sem o carnaval. "Eu tenho um ritmo alucinado de trabalho independentemente do Carnaval. Eu já estava me preparando para o Carnaval, que aconteceria talvez em fevereiro. Vivo preparada. Mas é uma maratona digna de Olimpíadas", disse.

No programa Carnaval da Sabrina, onde é mostrado os bastidores da preparação, ela foi aconselhada a "desacelerar". "Fui aconselhada a desacelerar, mas não significa que eu tenha conseguido. Sigo trabalhando muito. Agora mesmo, antes desta entrevista, gravei o Saia Justa, e logo mais, estou indo para o ensaio da Gaviões", falou.

"Estou na correria insana e vai seguir assim porque na hora vai ser esse ritmo. Melhor continuar nele. No domingo de Páscoa, quando eu não estava comendo chocolate com a minha família, aproveitei para dormir", completou.

Sato contou que, aos poucos, vai tentando passar a paixão pelo Carnaval para a filha Zoe, 3. "Eu tento ir passando essa paixão pelo Carnaval aos poucos para a Zoe, que é uma criança que passou boa parte do tempo da infância dela na pandemia. Ela tem 3 anos, dois foram na pandemia e um fora. Ela teve apenas um Carnaval. Este vai ser o segundo", disse.

Ela revelou que ainda vai levar a filha para desfilar junto. "Tenho sonho de desfilar com ela tanto na Vila, quanto na Gaviões. Eu quero muito que um dia ela desfile com as crianças da Herdeiros da Vila. Desta vez não vai dar porque farei um bate-volta, mas no próximo ano, quem sabe", falou.

CarnaUOL