Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ex-BBB Eliezer extrai 2 dentes para corrigir mordida cruzada; é necessário?

Eliezer precisou retirar dois dentes para corrigir mordida cruzada - Reprodução Twitter e Instagram @eliezer
Eliezer precisou retirar dois dentes para corrigir mordida cruzada Imagem: Reprodução Twitter e Instagram @eliezer

Do VivaBem, em São Paulo

06/10/2022 17h02Atualizada em 08/10/2022 10h40

Depois de contar que passou por uma rinoplastia, o ex-BBB Eliezer compartilhou alguns vídeos explicando que precisou extrair dois dentes para iniciar um tratamento odontológico.

"Eu vou começar agora um tratamento ortodôntico para alinhar os meus dentes e descruzar a minha mordida, que é toda cruzada. E, para isso acontecer, tive que extrair dois dentes para ter espaço na minha boca e o tratamento fluir", disse pelo Instagram, nesta quarta-feira (5).

O influenciador contou que também vai usar um alinhador transparente para auxiliar no tratamento.

Extração de dentes: é mesmo necessário?

Não dá para afirmar que todas as pessoas que têm mordida cruzada (ou invertida), que é quando os dentes da arcada superior e inferior não se encaixam corretamente, vão precisar passar pela extração dos dentes.

No entanto, pode ser necessário em algumas situações, segundo Braz Antunes, cirurgião-dentista especializado em ortodontia, área que previne e corrige o posicionamento irregular dos dentes, e presidente do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo).

"Extraímos os dentes por algumas razões na ortodontia, como forma de tratamento, mas principalmente por falta de espaço para os outros dentes se acomodarem na boca. Ou também pela mordida cruzada, que foi o caso do Eliezer", explica o especialista, reforçando que cada caso deve ser analisado individualmente.

"Extração de dente em ortodontia é rotina em qualquer consultório do mundo. Pode fazer parte do planejamento de tratamento após o diagnóstico", diz Antunes. "Mas é uma extração programada, não é mutiladora."

Segundo o cirurgião-dentista, é possível tratar a mordida cruzada de outras formas, a depender do paciente. Em alguns casos, os dentistas podem indicar o uso de aparelhos, sem extração. Em casos mais severos, a cirurgia ortognática pode ser necessária. Por isso, é importante passar no especialista que vai orientar a melhor forma de tratamento.

Mordida cruzada pode causar dor e desconforto

Conforme disse Eliezer, esse tipo de tratamento é importante para evitar problemas de saúde, que vão além da estética. De acordo com Antunes, a mordida cruzada faz com que a pessoa fique "mordendo errado o dia inteiro".

"Afeta a articulação perto do ouvido, causa dor, que pode progredir para a cefaleia (dor de cabeça). A mordida cruzada é um tipo de má oclusão (alinhamento anormal dos dentes) que causa muitos prejuízos à saúde", fala.

No entanto, é importante ficar claro que não basta apenas alinhar os dentes para resolver dores na articulação que faz a junção entre a mandíbula, o osso móvel da face, e o osso temporal, que é fixado na base do crânio.

"O que causa esse problema é uma série de fatores e não só a posição dos dentes", explica Michelle Sendyk, cirurgiã-dentista e doutora em ortodontia pela Fousp (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo).

Entre as causas, destacam-se os hábitos de ficar apertando ou rangendo os dentes durante o dia (bruxismo), apoiar as mãos na mandíbula com frequência e também roer as unhas.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!