Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Mamilos de Ashton Kutcher sangraram durante treino; como evitar assaduras?

Ashton Kutcher no paddock do GP de Miami Imagem: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

De VivaBem*, em São Paulo

14/08/2022 11h54

Recentemente, Ashton Kutcher, 44, revelou que tem uma doença autoimune chamada vasculite. A condição o deixou sem ver, ouvir e andar. Mesmo assim, o ator está treinando para correr a Maratona de Nova York em novembro, um percurso de pouco mais de 42 km.

Ele contou em entrevista no programa Jimmy Kimmel Live na última quinta-feira (11) que sentiu seus mamilos sangrarem enquanto treinava. "Minhas pernas estavam bem, mas meus mamilos estavam pegando fogo", comentou. O ocorrido não tem relação com a doença autoimune do ator, mas trata-se de um problema comum entre quem pratica corrida: assaduras.

Não é uma lesão grave, mas pode ser desconfortável e prejudicar o treino. Coxas, axilas e mamilos podem sofrer com as assaduras, que é um nome mais popular para uma dermatite, ou seja, uma inflamação na pele, que é causada pelo atrito da pele com algum tecido ou acessório ou pele a pele.

"A assadura é causada principalmente quando há umidade associada, o que é comum nas dobras", pontua Selma Helene, dermatologista do Hospital Albert Einstein. É por isso que axilas, seios e virilhas se juntam às coxas e aos mamilos como as regiões mais afetadas entre os corredores.

Raspas uma perna na outra, por si só, não costuma ser problema. Mas movimentos repetitivos e suor compõem a "receita" para o surgimento das assaduras. Quanto mais suor e mais movimentos, maior a chance do problema aparecer. Por isso, quanto mais longa a corrida, mais chances da pele "assar".

Quem tem coxas grossas pode sofrer mais com o problema. Correr na chuva ou em percursos com água também aumentam a chance de surgimento da inflamação.

Roupas e acessórios adequados

Além do atrito da própria pele, roupas e acessórios também podem causar assadura. Como cada organismo reage da sua maneira ao contato com os mais diferentes tipos de tecido, a dica é optar por roupas leves e materiais que permitam a transpiração da pele e sequem mais rapidamente.

A poliamida é uma das queridinhas mais conhecidas no mercado da corrida, já que oferece conforto e sua tecnologia permite ao corpo uma troca eficiente de calor com o meio ambiente, mas não existe unanimidade: o importante é ficar o menor tempo possível com roupa molhada em atrito com a pele.

Entre os corredores, outras dicas são bem comuns para evitar a assadura. "As recomendações vão desde utilizar bermudas de compressão, para evitar o contato entre as coxas, até o uso de vaselina e de tecidos que retêm menos o suor", conta José Carlos Fernando, diretor-técnico da Ztrack Assessoria Esportiva.

A vaselina cremosa é muito usada por corredores por proteger a pele da fricção. Ela age como um hidratante, ajudando a pele a "deslizar" durante as passadas. Outra solução no caso de mamilos é usar esparadrapos ou protetores espcíficos.

Como se livrar da assadura

Mas se você viu essas dicas tarde demais e já está sofrendo com assaduras, a saída é dar um tempo para a região afetada. Os especialistas recomendam manter a pele hidratada e, obviamente, evitar atrito na área inflamada.

Opte por roupas leves e, se possível, deixe a região "respirar". Quando perceber que a vermelhidão desapareceu e área está cicatrizada, é hora de voltar para a corrida —mas agora com os devidos cuidados.

*Com informações de reportagem publicada em 07/06/2019

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mamilos de Ashton Kutcher sangraram durante treino; como evitar assaduras? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Movimento