Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Anvisa decide ampliar para 6 meses prazo de validade da vacina da Janssen

Vacina Janssen Imagem: KAMIL KRZACZYNSKI / AFP

Do UOL, em Brasília

09/10/2021 17h10

De forma remota, a diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a extensão do prazo de validade da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Johnson & Johnson. A decisão foi unânime e elevou o prazo de quatro meses e meio para seis meses.

A alteração do prazo de validade foi solicitada pela empresa no dia 15 de setembro. No Brasil, o imunizante está autorizado para o uso emergencial desde 31 de março deste ano.

Segundo a Anvisa, em nota enviada à imprensa, a aprovação foi baseada em uma "criteriosa avaliação dos dados de qualidade dos estudos que demonstrou que a vacina se manteve estável pelo período de seis meses".

"Ressalto que, de acordo com o relatório técnico, a empresa já possui dados de estabilidade de 6 meses para pelo menos 3 lotes comerciais na apresentação multidose. Todos os parâmetros avaliados permaneceram dentro de especificação pelos tempos verificados até o momento, sem a observação de tendência de queda indicativa de degradação", diz um dos trechos da decisão.

Ainda segundo o documento que concedeu a autorização pela Anvisa, o imunizante, que é fabricada com o uso do chamado adenovírus, chegou a ser modificado para produzir uma "resposta imunológica" contra a Covid-19, sem "causar sintomas de resfriado".

"Depois que uma pessoa recebe essa vacina, o corpo pode produzir temporariamente a proteína spike, que não causa doença, mas ativa o sistema imunológico para aprender a reagir defensivamente, produzindo uma resposta imunológica contra o SARS-CoV-2", explica a agência.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Anvisa decide ampliar para 6 meses prazo de validade da vacina da Janssen - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde