Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 45,5 milhões de brasileiros completam vacinação, 21,49% da população

Imagem: LUCAS LACAZ RUIZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

08/08/2021 20h08

O Brasil tem hoje mais de 45,5 milhões de habitantes com vacinação completa contra a covid-19. No total, 45.513.921 pessoas receberam a segunda dose ou a dose única até o momento no país, o que equivale a 21,49% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 151.022 brasileiros fecharam o ciclo vacinal contra a doença. Destes, 136.205 tomaram a segunda dose de imunizante e outros 14.817, a dose única.

Já a primeira dose foi aplicada em 264.645 brasileiros no mesmo período. Até agora, são 107.100.798 imunizados parcialmente contra a covid-19, o correspondente a 50,58% da população do país.

Segundo a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, seus imunizantes precisam de duas doses para um combate mais eficiente ao novo coronavírus. No caso da fabricante da Janssen, a indicação é para o uso de apenas uma dose.

O estado com a maior parcela de sua população parcialmente imunizada continua sendo São Paulo: 61,42% dos habitantes locais tomaram a primeira dose de vacina até aqui.

O Mato Grosso do Sul permanece à frente entre os estados que, em termos percentuais, contam com a maior proporção de habitantes com vacinação completa: 34,6% de sua população.

Brasil recebe 2 lotes com 2,1 milhões de vacinas da Pfizer

A farmacêutica Pfizer entregou hoje ao Ministério da Saúde dois lotes da vacina contra a covid-19. Ao todo, 2,1 milhões de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

O primeiro voo com 1.053.000 doses vindo de Miami, nos Estados Unidos, pousou no aeroporto por volta das 7h30, segundo informações da empresa. Já o segundo avião trazendo a mesma quantidade de vacinas chegou a Viracopos por volta das 16h40.

A previsão da Pfizer é entregar 17,6 milhões de doses da vacina produzida em parceria com o laboratório BioNTech entre 3 e 22 de agosto. Se confirmado o planejamento, a fabricante terá entregue, ao final desse prazo, 47,6 milhões de doses ao governo brasileiro.

Entre o final de agosto e setembro há a previsão de chegada de quase 52,4 milhões de doses, que fazem parte do primeiro acordo firmado com o Ministério da Saúde em 19 de março e que contempla a disponibilização de 100 milhões de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Covid: 45,5 milhões de brasileiros completam vacinação, 21,49% da população - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde