Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Sempre uso salto alto, isso pode me causar varizes?

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

18/08/2020 04h00

Usar salto alto pode causar desconfortos e é sem dúvidas uma prova de resistência a quem fica por longas horas com ele no pé. Mas se a preocupação é que o sapato provoque varizes, pode ficar tranquila —de acordo com especialistas, a ideia não passa de um mito.

As varizes são consideradas uma doença crônica, que piora progressivamente se não for tratada. "Elas aparecem quando o vaso sanguíneo sofre alongamento e dilatação, perdendo o poder de retorno do sangue venoso ao coração", aponta Solange Seguro Meyge Evangelista, médica da Vascular da Comissão Científica de Doença Venosa da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular).

Segundo a especialista, as causas mais comuns para o aparecimento de varizes são:

  • Herança genética;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Gravidez;
  • Passar longos períodos na mesma posição.

Mas embora o sapato por si só não seja capaz de causar a doença, o uso diário de salto alto por um tempo prolongado pode dificultar a circulação sanguínea nas pernas, causando dor e inchaço até para quem não apresenta fatores de risco para o quadro. "Por isso, é aconselhado variar com saltos mais baixos durante a semana, como sapatilha, rasteirinhas, tênis, que façam com que você se sinta mais confortável", aconselha o cirurgião vascular e angiologista Churdley Rolim Sales Junior, especialista pelo Hospital do Coração de Rio Preto, em São Paulo.

Tratamento para varizes

Não existe cura, mas há opções de tratamentos para controle. "As cirurgias ocupam um espaço pequeno, já que hoje temos a opção de escolher tratamentos pouco invasivos. Geralmente, recomendamos injeções que são capazes de eliminar ou diminuir as varizes", aponta Evangelista. Segundo a médica, nenhum procedimento é definitivo e as varizes podem voltar a aparecer. "Por isso, o acompanhamento médico é sempre necessário."

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sempre uso salto alto, isso pode me causar varizes? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pergunte ao VivaBem