Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Aumento de cesáreas não tem relação com epidemia de obesidade, diz estudo

Segundo pesquisadores suecos, IMC da mãe acaba sendo mais determinante para essa condição Imagem: Getty Images

De VivaBem, em São Paulo

06/12/2019 20h10

Nascer de uma cesariana não aumenta as chances de o bebê ser obeso quando for adulto. Pelo menos é o que diz um estudo feito por pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, e que contraria uma pesquisa anterior feita nos Estados Unidos.

Os autores do estudo analisaram dados de 97.291 homens nascidos entre 1982 e 1984 e inscritos no serviço militar sueco até 2006. O Índice de Massa Corpórea (IMC) de cada um foi uma das informações mais importantes coletadas.

Dados sobre o tipo de parto, bem como as características físicas das mães, foram retiradas do registro nacional de nascimentos.

Quando considerados todos os fatores - desde os hábitos de fumo das mães até o nível educacional dos pais -, os cientistas não encontraram uma relação clara entre o tipo de parto e a tendência de desenvolver obesidade. O IMC da mãe acabou sendo mais determinante.

"Os dois [tipo de parto e obesidade] não estão interligados. O aumento no número de cesáreas não explica, por si só, a epidemia de obesidade", explicou Viktor Ahlqvist, coautor da pesquisa.

O número de cesarianas está crescendo no mundo todo, e estudos têm tentado verificar o tipo de parto com condições que os bebês podem vir a desenvolver, como asma, alergias e obesidade. Alguns cientistas acreditam que a não exposição a certos micróbios da vagina, por exemplo, podem influenciar.

A pesquisa sueca, no entanto, é limitada, já que só analisou dados de homens - em sua maioria - saudáveis. Audrey Gaskins, cujo estudo anterior havia identificado uma ligação entre o tipo de parto e a obesidade, também alerta para o fato de que as diferentes tendências para sobrepeso encontradas nos EUA e Suécia têm que ser consideradas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aumento de cesáreas não tem relação com epidemia de obesidade, diz estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde