Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Americano se torna o primeiro homem negro a receber transplante de rosto

Imagem: Brigham and Women's Hospital/Divulgação

Do VivaBem, em São Paulo

25/10/2019 15h57

Após um ano e meio de espera, Robert Chelsea, 68, se tornou o primeiro negro a receber um transplante total de rosto. O procedimento cirúrgico foi feito em julho deste ano e conduzido por mais de 45 especialistas do Hospital Brigham and Women's, na cidade de Boston (EUA). Foram mais de 16 horas de cirurgia.

O idoso teve a face deformada depois de ficar com 60% do corpo queimado, ao ser atingido por um motorista bêbado em Los Angeles. Chelsea ficou em coma por quase seis meses e um ano internado.

Durante a internação, o idoso foi submetido a mais de 18 cirurgias para realizar enxertos de pele, tratar problemas abdominais e gastrointestinais. Além disso, ele perdeu parte dos lábios, nariz e dedos. Depois de inúmeras cirurgias sem sucesso, os médicos começaram a cogitar o transplante de rosto.

Mas o caminho até a cirurgia não foi fácil. Ele entrou na lista de espera em março de 2018 e teve que aguardar por um doador de órgãos compatível —apenas 14% deles eram negros.

Em comunicado divulgado pelo hospital, o aposentado agradeceu o rosto recebido e expressou felicidade pelo resultado da cirurgia. "Que Deus abençoe o doador e sua família que escolheram entregar esse presente precioso e me dar uma segunda chance", disse. Em entrevista à revista "Time", Chelsea disse que, depois do transplante, estava se sentindo como ele mesmo.

Sua recuperação está evoluindo de forma rápida e os médicos acreditam que Chelsea possa recuperar em até 60% a função motora da face em aproximadamente um ano.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Americano se torna o primeiro homem negro a receber transplante de rosto - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde