Topo

Sem Frescura: muco ou corrimento? O que é a gosma que sai da sua vagina?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

19/08/2019 04h00

Você já deve ter percebido que diferentes líquidos aparecem na calcinha de vez em quando. Mas isso nem sempre é sinal de que você deve entrar em pânico, ou pior, ficar com nojinho.

O muco é natural e é indício de que o seu ciclo está a todo vapor. É normal a mulher perder de 5 a 10 ml de secreção por dia.

Essa gosminha é produzida pelas glândulas da parede vaginal e do colo do útero. As mudanças hormonais causam a ovulação, que por sua vez estimula a produção do muco. Confuso? Vamos entender o ciclo menstrual.

A menstruação é o início e você já conhece: vermelho sangue. Depois, vem a fase pré-ovulatória, com um fluxo transparente e mais aguado, sem cor e sem cheiro.

Lá pelo 14º dia do ciclo, o muco fica com aspecto de clara de ovo, que é quando a ovulação começa. Ou melhor, quando fica mais fácil engravidar. Essa gosminha é bem grudenta, mas também não tem cor nem cheiro. Essa viscosidade tem a função de facilitar o caminho dos espermatozoides até o óvulo.

Depois do período fértil, a secreção começa a ficar mais espessa, indo para tons amarelados ou esbranquiçados. Essa densidade do muco é justamente para dificultar a condução dos espermatozoides e criar uma barreira contra eles. Isso acontece uns dez dias depois do início da ovulação e um pouco antes da menstruação.

É legal vocês saberem essa diferença, para saber mais sobre seu ciclo e até ter noção quando há algo de errado. Nesse caso, o cheiro é a principal característica.

Ele é forte e diferente de apenas suor. O muco também pode ficar esverdeado, muito branco ou até marrom e pode causar coceira. Nesses casos, visite um ginecologista que pode ser candidíase, por exemplo.

De resto, ter muco é completamente normal. Aprenda a amar e cuidar da sua vagina e nada de nojinho.

As informações do vídeo foram reunidas com a ajuda de Eduardo Zlotnick, vice-presidente e ginecologista da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, e André Malavasi, ginecologista e coordenador dos representantes credenciados da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) da capital.

Acompanhe as informações do Sem Frescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.