Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Existe leite fraco? Vacina causa autismo? Nova cartilha tira dúvidas

Cartilha da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) esclarece dúvidas sobre saúde e desenvolvimento infantil. Imagem: Divulgação

Do UOL VivaBem, em São Paulo

04/06/2019 15h14

É comum sofrer com uma enxurrada de palpites --principalmente vindos de familiares -- sobre os cuidados com os filhos após o nascimento deles. E se um médico pediatra pudesse avaliar esses comentários? O que ele diria? Essa foi a inspiração da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) ao criar uma cartilha digital explicando vários conceitos sobre a saúde e o desenvolvimento das crianças.

O material faz parte da campanha "Mais que um Palpite", promovida pela SBP em parceria com a Pfizer para esclarecer as principais dúvidas dos pais e ainda combater a disseminação de fake news sobre o assunto. O conteúdo foi elaborado com base em perguntas enviadas nas páginas oficiais da campanha no Facebook e Instagram.

"Os que os pais mais desejam é acertar nos cuidados com os filhos. Em um cenário repleto de fake news, é preciso empoderar as famílias com informações confiáveis, e não há melhor fonte para isso do que os pediatras. Esse é o propósito da cartilha", afirma Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP.

Temas como vacinas, alimentação, sono e amamentação são abordados no material, que foi criado no formato de troca de mensagens dentro de um grupo de familiares. A ideia é imaginar como seria se um pediatra entrasse ali para esclarecer os comentários enviados por avós, tios e tias, por exemplo; e desmistificar as notícias falsas que também acabam circulando por ali.

Entre os personagens que participam da conversa imaginária está o Palpitinho, espécie de "tio inconveniente" que acaba soltando os comentários mais impróprios sobre desenvolvimento infantil. É ele, por exemplo, que:

  • Compartilha uma notícia falando que a vacina tríplice viral causa autismo. Como o médico pediatra explica na conversa, essa notícia circula há 20 anos e é falsa: o médico britânico que espalhou esse conceito havia sido financiado por um advogado, que pretendia lucrar processando os fabricantes de vacinas.
  • Diz acreditar que, quando o bebê completa 1 ano, o leite da mãe "enfraquece" e vira água. Outra inverdade: o leite da mãe adapta-se para oferecer tudo o que o bebê precisa em cada fase da vida. Não existe leite fraco: se a produção de leite caiu, é porque a mama não está sendo corretamente estimulada.

A cartilha está disponível no site da campanha "Mais que um Palpite".

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Existe leite fraco? Vacina causa autismo? Nova cartilha tira dúvidas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde