Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Treinar para a primeira maratona reverte envelhecimento de vasos sanguíneos

Estudo feito na London College University aponta benefícios para a saúde cardiovascular Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

05/05/2019 11h01

Treinar para uma maratona não é nada fácil: a preparação dura meses, e além de ser desgastante, é recomendado que o atleta, mesmo que amador, já tenha uma experiência de dois a três anos.

Mas para aqueles que se dedicam nos treinos para conseguir completar o percurso de 42,195km, os benefícios podem ir além da grande conquista.

Um novo estudo feito na University College London, no Reino Unido, aponta que treinar para sua primeira maratona tem um efeito reversivo no envelhecimento dos vasos sanguíneos -- especialmente para os corredores mais velhos e mais lentos.

O enrijecimento dos vasos sanguíneos, que é uma característica comum com o passar dos anos, aumenta o risco de acidente vascular cerebral e doença cardíaca, mesmo em pessoas saudáveis. De acordo com a análise, em comparação com pessoas que não praticam esportes, os atletas ao longo da vida têm vasos sanguíneos biologicamente mais jovens.

Como o estudo foi feito

  • O estudo incluiu 139 atletas amadores saudáveis que pretendiam correr uma maratona pela primeira vez, com idade entre 21 e 69 anos.
  • Eles foram aconselhados a seguir um programa de treinamento e percorreram cerca de 10 a 20 km por semana durante seis meses.
  • Antes de iniciar o treinamento e duas semanas após a conclusão da maratona, os participantes passaram por ressonância magnética (RM), ultrassonografia do coração e dos vasos sanguíneos, teste de aptidão física e medições de pressão arterial e frequência cardíaca. A idade biológica da aorta foi calculada em ambos os momentos.
  • Depois de completar a maratona, os cientistas notaram que a rigidez aórtica havia diminuído e a aorta era quatro anos mais jovem que antes do treinamento.
  • Participantes mais velhos e aqueles com maior tempo de chegada na maratona tiveram maiores reduções na rigidez aórtica após o treinamento. Reduções na rigidez aórtica foram independentes de alterações na pressão arterial.

Resultados

Anish Bhuva, o principal autor do estudo, reforça que você não tem que ser um atleta de elite para ganhar os benefícios de correr uma maratona. "O estudo mostra que os ganhos de saúde por meio da corrida começam a aparecer depois de um programa de treinamento relativamente breve", disse ele, de acordo com o site Eureka.

"O treinamento para uma maratona pode ser um bom motivador para se manter ativo. Muitas pessoas se divertem e continuam correndo, o que deve aumentar a probabilidade de sustentar os benefícios", completou.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Treinar para a primeira maratona reverte envelhecimento de vasos sanguíneos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde