Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Conheça a vibrolipo, que ajudou Fabíola Gadelha a perder 25 kg em 3 meses

Vibrolipoaspiração feita por Fabíola Gadelha não é menos agressiva que a lipo "convencional" Imagem: Reprodução/Instagram @fabiolagadelhaoficial

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

03/05/2018 13h35

A repórter da Record TV Fabíola Gadelha compartilhou fotos nas redes sociais exibindo seu novo corpo. De acordo com a jornalista, ela perdeu 25 kg em três meses, resultado de uma combinação de alimentação saudável, atividades físicas e um procedimento chamado de vibrolipoaspiração.

“O procedimento que eu fiz foi uma vibrolipo, no início de 2016. É um procedimento menos agressivo que a lipoaspiração. Nele, foram tirados 6 litros de gordura do meu corpo, ajudando nas medidas", disse a apresentadora do "Cidade Alerta” ao site NaTelinha.

Veja também

Veja também:

A vibrolipoaspiração é uma cirurgia plástica indicada para quem quer reduzir gordura localizada e acentuar o contorno da silhueta. "Ela é um tipo de lipoaspiração, a diferença é que o médico não precisa usar da força para introduzir as cânulas (tubos utilizados para a retirada de gordura), e, sim, somente direcioná-las", explica Ronaldo Soares, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No procedimento feito por Gadelha, é utilizado um aparelho que gera vibração na ponta desses tubos, provocando menos trauma nos tecidos.

Ao contrário do que Gadelha contou, no entanto, a vibrolipo não é menos agressiva que a lipoaspiração tradicional. "Essa leve vibração aumenta a efetividade do método e diminui os traumas nos tecidos lipoaspirados, mas na prática não existe nenhuma comprovação científica de que a vibrolipo é superior à lipoaspiração convencional, nem em resultados ou agressão ao corpo", diz Felipe Zampieri, cirurgião plástico formado pela USP (Universidade de São Paulo) e especialista em estética e reconstrução. Segundo o médico, com o planejamento e técnica corretos, ambos podem atingir o resultado esperado.

Soares concorda que o nível de segurança de ambos é parecido. "Todos os métodos de lipoaspiração utilizam cânulas para captar a gordura. Então, o grau de agressividade ao tecido é semelhante nesse aspecto", afirma. "Hoje sabemos que o que confere menos agressividade ao procedimento é utilizar cânulas mais finas, infiltrar solução com adrenalina e no plano correto da gordura (sem ser muito superficial e nem muito profundo)."

Após lipo e dieta, repórter da Record posta foto de biquíni e exibe curvas Imagem: Reprodução/Instagram

Passo a passo

O procedimento é indicado para pacientes que estejam no peso ideal ou com um leve sobrepeso e gorduras localizadas, que fazem com que o corpo não tenha o contorno desejado, de acordo com Zampieri. "Essa gordura removida pode ser preparada inclusive para enxertos em áreas específicas, como mama, rosto e bumbum.

Na vibrolipo, primeiro são injetados soro fisiológico e adrenalina para reduzir a perda sanguínea. "Feito isso, é introduzida a cânula especial de vibrolipoaspiração. Ela transmite a vibração e aspira gordura de modo mais fácil e com menos esforço", diz Soares.

A técnica pode ser aplicada em todas as partes do corpo, sendo que a duração da cirurgia depende da quantidade de gordura que será aspirada, mas normalmente gira em torno de duas a três horas. O tempo de recuperação também depende das regiões e do volume lipoaspirado, mas geralmente é de cinco a 14 dias.

Após o procedimento, o paciente deve evitar esforços físicos por sete a 14 dias, usar meia elástica por sete dias, cinta elástica compressora por pelo menos 45 dias e fazer drenagem linfática. "Se a pessoa seguir todas as recomendações médicas de forma correta, a recuperação será muito mais rápida", afirma Zampieri.

"Minha saúde estava comprometida. Ficava ofegante no vídeo, era difícil ficar em pé, tinha dores de cabeça, crises de gastrite, cansaço ao subir escadas..." Imagem: Antonio Chahestian/ Instagram/ Montagem/ UOL

“O emagrecimento é consequência”

Segundo Gadelha, além da vibrolipo, ela mudou seu estilo de vida para perder os 25 kg. “Meu foco não era emagrecer, e sim ter uma vida mais saudável. O emagrecimento veio como consequência”, contou.

A apresentadora explicou que atualmente não faz mais uma dieta rigorosa, porém, busca se alimentar com coisas que gosta e que ao mesmo tempo sejam saudáveis. "De vez em quando como alimentos calóricos, mas com limites", diz.

Segundo a jornalista, para emagrecer é preciso comer bem e não deixar de comer. “Tudo na vida tem que ser na medida certa, até para emagrecer. O que eu busquei hoje e quero para vida inteira é o equilíbrio.”

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça a vibrolipo, que ajudou Fabíola Gadelha a perder 25 kg em 3 meses - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde