Topo

#SemFrescura: banho quente ou frio? O que é melhor para seu corpo?

Maria Júlia Marques

Do VivaBem, em São Paulo

09/04/2018 04h00

A temperatura do banho é uma coisa muito pessoal. Tem gente que adora uma ducha gelada e outros só entram no chuveiro com a água "pelando". Mas o que é melhor para seu corpo?

Os especialistas dizem que o ideal é a água morna, com cerca de 37 ºC. Calma! O banho quente ou frio também têm seu valor. Tomar um banho bem quente ajuda a relaxar. Ele ativa a circulação e manda mais oxigênio para os músculos, aliviando as dores e tensão. Já a ducha gelada fecha os poros da pele e pode auxiliar na recuperação de doenças, como a febre. Além disso, para quem faz exercícios, a água fria contribui para a regeneração muscular.

Confira no vídeo acima outros prós e os contras de tomar banho quente ou frio. As informações foram levantadas com ajuda de Camilla de Barros Borges, dermatologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás; Letícia Sousa, dermatologista pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); e Valcinir  Bedin, dermatologista e presidente da SBC (Sociedade Brasileira do Cabelo)

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube