Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Há um novo diabetes e ele está sendo erroneamente diagnosticado como tipo 2

Imagem: iStock

Do UOL

24/10/2017 10h01

Já estamos bastante familiarizados com o diabetes tipo 1 e 2, mas você já ouviu falar no tipo 3c?

No diabetes tipo 1, que geralmente começa na infância ou no início da idade adulta e quase sempre precisa de tratamento com insulina, o sistema imunológico do corpo destrói as células do pâncreas que produzem insulina.

Veja também

O diabetes tipo 2, no entanto, ocorre quando o pâncreas não consegue acompanhar a demanda de insulina do corpo. Muitas vezes é associado ao excesso de peso ou à obesidade e geralmente começa na idade média ou velhice, embora a idade de início esteja diminuindo.

Já o tipo 3c é causado por um dano no pâncreas, talvez por uma pancreatite, um tumor ou uma cirurgia. Esse estrago não somente prejudica a habilidade do órgão de produzir insulina, mas também de produzir as proteínas necessárias para digerir alimentos (as enzimas digestivas) e outros hormônios.

Frequentemente diagnosticada erroneamente como diabetes tipo 2, o 3c demanda insulina de seus portadores e, diferentemente dos outros tipos da doença, também se beneficia do consumo de enzimas digestivas, que podem ser encontradas no formato de tabletes.

Diabéticos do tipo 3c também precisam de insulina, assim como o consumo de enzimas digestivas Imagem: iStock

Em adultos, novo diabetes é mais comum que o tipo 1

Especialistas e pesquisadores estão preocupados que essa variedade da doença seja muito mais comum do que se previa e muitos casos não estão sendo corretamente diagnosticados. Por essa razão, eles analisaram dados de saúde de mais de 2 milhões de pessoas na Inglaterra e descobriram fatos alarmantes.

Em adultos, o diabetes tipo 3c é mais comum do que o tipo 1; quem tinha a nova variedade da doença precisava de cinco a 10 vezes mais insulina do que quem tinha o tipo 2; a doença geralmente ocorreu após uma década do dano no pâncreas.

Esse longo atraso pode ser uma das razões pelas quais os dois eventos geralmente não são considerados vinculados e o diagnóstico de diabetes tipo 3c está sendo negligenciado.

Identificar corretamente o tipo de diabetes é importante, pois ajuda a selecionar o tratamento correto.

Várias drogas usadas para diabetes tipo 2 podem não ser tão eficazes no diabetes tipo 3c. O diagnóstico incorreto, portanto, pode desperdiçar tempo e dinheiro, já que expõe o paciente a tratamentos ineficazes e a altos níveis de açúcar no sangue.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Há um novo diabetes e ele está sendo erroneamente diagnosticado como tipo 2 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde