Topo

Aula de Zumba queima calorias de uma barra de chocolate, afirma criador da modalidade

Os instrutores de Zumba Fitness ensinam aos alunos as coreografias da dança Imagem: Fernando Donasci/UOL

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

05/09/2012 07h00

A Zumba Fitness é a nova queridinha para quem quer fazer exercício físico sem sentir que está se esforçando. Se você ainda não ouviu ou testou a modalidade está perdendo uma aula de dança que reúne diversos ritmos com coreografias divertidas e fáceis de seguir. Segundo o criador da modalidade, Beto Perez, uma aula (que tem a duração de 1 hora) queima 700 calorias, ou seja, o equivalente a uma barra de chocolate.

Perez contou ao UOL Dieta e Boa Forma que a Zumba nasceu na década de 90 em Cáli, na Colômbia,  por um acidente. "Eu dava aula de aeróbica e percebi que não estava com a trilha sonora certa da aula. Usei uma fita que eu tinha na bolsa com salsa e merengue e improvisei. Os alunos adoraram", explica.

Depois disso, ele ainda estudou muito para melhorar a técnica da dança e também colocou outros ritmos na lista, como reggaeton, samba, cha cha cha, entre outros. "A aula de Zumba é para ser divertida e não segue aquele conceito de 'No pain, no gain' (Sem esforço, sem ganhos, em livre tradução) da musculação", define.

Veja também

Perez ainda explica que para entrar nas aulas de Zumba não é preciso saber dançar. "Os instrutores passam a coreografia para os alunos na hora e os passos são fáceis de pegar", explica. A aula é bastante dinâmica e a música muda de 4 em 4 minutos. "Por isso que as pessoas nem sentem que o tempo passa enquanto elas fazem exercícios", acredita.

Segundo ele, a principal diferença entre aulas aeróbicas tradicionais e a zumba fitness não se limita as músicas. "Em uma aula de aeróbica o professor está sempre gritando e falando os comandos altos. Na Zumba não, o professor adianta alguns passos, mas sempre silenciosamente", destaca.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Aula de Zumba queima calorias de uma barra de chocolate, afirma criador da modalidade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


VivaBem