Reflexões, discussões e divulgação de informação de qualidade são poderosas armas de transformação social. Elas nos tornam, afinal, conscientes das disparidades entre classes, credos, raças e gêneros e nos permitem mudar comportamentos, propor e incentivar mudanças e ainda cobrar atitudes dos governantes e lideranças em geral. A categoria Influenciadoras, do Prêmio Inspiradoras 2022, tem como objetivo reconhecer o trabalho de mulheres que atuam neste sentido. Com suas experiências de vida, projetos e conquistas, elas tornaram-se grandes referências no campo da equidade de gênero, inspirando outras pessoas e contribuindo para a percepção sobre a importância de homens e mulheres terem as mesmas oportunidades em todos os campos.

De origem indígena, a estilista Day Molina criou uma marca para empregar mulheres e produzir peças que promovam a diversidade estética e cultural dentro da moda. Recém-formada em comunicação, em 2015, Gabriela Oliveira construiu um canal no Youtube e um perfil no Instagram para discutir racismo, feminismo, autoestima, parentalidade entre outros assuntos a partir do ponto de vista de uma mulher negra retinta. Já a microbiologista Natalia Pasternak colocou a voz, o rosto e o intelecto no front do combate à covid com informação científica de qualidade, se tornando uma referência feminina em um universo tradicionalmente masculino.

Conheça a seguir a história de cada uma delas. Ao final da reportagem, escolha sua favorita e vote!

Saiba quem são elas

Day Molina

A estilista assumiu como missão descolonizar o mercado de moda, que tem como padrão a estética branca europeia. É hoje uma voz impactante que tenta trazer traços indígenas e ancestralidade para a criação de roupas e acessórios. É uma das fundadoras do coletivo Indígenas Moda BR, que reúne profissionais e criativos de origem indígena.

Gabriela Oliveira

Em seu canal no Youtube e nas redes sociais, trouxe à tona discussões como colorismo, cotas raciais e impacto do racismo na autoestima da mulher negra. Destrinchou, ainda, como é o processo legal de adoção no Brasil ao relatar o processo para adotar seus dois filhos.

Natalia Pasternak

Presença constante na mídia durante a pandemia, a microbiologista tornou-se um rosto conhecido e uma voz confiável quando o assunto é coronavírus e segurança das vacinas contra a Covid19. Além de pesquisadora, é comunicadora de ciência e luta contra a desinformação e o negacionismo nesse campo. Também defende o uso de evidência científica nas políticas públicas.

Impactos

Sobre o Prêmio Inspiradoras

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e do Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. São 21 finalistas, divididas em sete categorias: Conscientização e acolhimento, Acesso à justiça, Inovação em câncer de mama, Informação para a vida, Igualdade e autonomia, Influenciadoras e Representantes Avon.

Para escolher suas favoritas, basta clicar na votação a seguir. Está difícil se decidir? Não tem problema: você pode votar quantas vezes quiser. Também vale fazer campanha, enviando este e os outros conteúdos da premiação para quem você quiser. Para saber mais detalhes sobre a votação, basta consultar o Regulamento.

Topo