Topo

Skincare dos seios: prepare-se para essa nova onda de cuidados com a pele

Por conta da pele dos seios e do colo ser mais fina do que a de outras áreas do corpo, é mais propensa a rugas e perda de firmeza Imagem: Getty Images

Karina Hollo

Colaboração para Universa, em São Paulo

23/08/2022 04h00Atualizada em 23/08/2022 11h44

O movimento de "skinificação" de cuidados da pele do rosto para diferentes partes do corpo foi acelerado pelo período de quarentena. Do aumento de cuidados com o couro cabelo e da pele do bumbum, a onda agora é o cuidado com a região dos seios.

"A 'skinificação' é um movimento que a WGSN acompanha desde 2017 e que consiste na transferência da atenção dada a área do rosto para também outras regiões do corpo. Esse movimento ganhou ainda mais força no período pandêmico impulsionado pela nossa maior busca de cuidados pessoais e de autocuidado", fala Nicole Silbert, especialista em tendências na WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo.

"Impulsionado pela forte influência do skincare em outras categorias e pela normalização dos cuidados com as regiões íntimas, a área dos seios será a mais nova região a ganhar um grande foco de autocuidado até 2025", aposta ela.

Cuidados específicos

Segundo dados do Google Trends, as buscas globais por "creme para seios" e "óleo firmador de seios" aumentaram em 60% e 250% nos últimos 12 meses e existe a previsão de continuar crescendo nos próximos anos.

Por conta da pele dos seios e do colo ser mais fina e delicada do que a de outras áreas do corpo, ela é mais propensa a rugas e perda de firmeza. "Esta área é mais propensa à flacidez por um conjunto de fatores: o fato de não haver tantas glândulas sebáceas na região, espessura da pele e perda de sustentação da pele pela perda de volume dos seios ao longo dos anos", fala Lidia Machado, dermatologista da Clínica Juliana Piquet, no Rio de Janeiro.

"Impulsionado pela normalização dos cuidados com as regiões íntimas, a área dos seios ganhará foco de autocuidado até 2025", diz Nicole Silbert, especialista em tendências na WGSN Imagem: Getty Images

Por isso, ativos antienvelhecimento para os seios têm sua vez. "Assim como na área de skincare, veremos emergir produtos com propriedades e ingredientes antienvelhecimento, com fórmulas ricas em ceramidas e ácidos graxos que ajudam no tratamento de linhas e flacidez, além de colágeno, peptídeos e ácido hialurônico", aposta Nicole.

Por ser uma área coberta pela roupa a maior parte do tempo, não é necessário uso diário de filtro solar. "Produtos que mantenham a hidratação são fundamentais. Ativos que redensifiquem a pele e aumentem a sua espessura são muito bem-vindos em caso de flacidez e enrugamento", diz Lidia.

Suor e acne

Também vieram à tona temas pouco glamourosos ou considerados tabus —como suor abaixo dos seios e acne na região do colo. "Cremes contendo substâncias antitranspirantes, roupas e sutiãs de algodão e sem elástico (tipo top) e até toxina botulínica podem ser usados no caso de suor abaixo dos seios", conta a dermato. Já da acne, é preciso descobrir a origem: "Excesso de cremes, óleos, suplementos vitamínicos e medicamentos podem causar quadros muito semelhantes a acne. O uso de secativos e medicamentos de uso tópico e até oral podem ser necessários", fala Lidia. Em tempo: enxaguar o cabelo com condicionador e não lavar as costas depois pode provocar acne corporal no colo. "O uso de condicionadores, cremes de pentear ou óleos capilares podem desencadear ou piorar a acne na região, devido ao contato dos produtos com a pele", alerta a dermatologista Michele Monteiro.

Ativos com centelha asiática, óleos vegetais como de rosa mosqueta e colágeno hidrolisado oral podem contribuir para o espessamento dessa pele", diz a dermatologista Lidia Machado. Imagem: Getty Images

Nicole aposta também que veremos surgir uma maior oferta de produtos voltados para a saúde das mamas e cuidados pós-cirurgia, como os que ajudam na cicatrização e melhora da aparência de cicatrizes de mastectomia.

Produtos específicos

De opções de talcos a máscaras e séruns, você vai começar a notar uma variedade de alternativas para o cuidado dos seios muito em breve. "Caso haja perda importante de volume os cremes não serão suficientes. Ativos com centelha asiática, óleos vegetais como de rosa mosqueta e colágeno hidrolisado oral podem contribuir para o espessamento dessa pele", finaliza Lidia.

Para experimentar

Creme firmador de busto Cocoa Butter, Palmer's

Preço: R$ 100,99*

Loção firmadora de seios e glúteos, Dermare

Preço: R$ 49,90*

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Skincare dos seios: prepare-se para essa nova onda de cuidados com a pele - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Beleza