Topo

Barbie lança boneca de Susan B. Anthony, primeira mulher a votar nos EUA

A boneca Barbie de Susan B. Anthony, ativista pelo voto feminino nos EUA Imagem: Reprodução/Mattel

De Universa, em São Paulo

06/10/2020 14h22

Susan B. Anthony, a ativista pelo voto feminino que ficou conhecida por ser a primeira mulher a votar em eleições presidenciais dos EUA (e por ser presa por isso), é a nova adição à linha "Mulheres Inspiradoras" da Barbie.

A boneca, que já está disponível para compra no site oficial da Mattel, celebra o "ato de protesto" que tornou Anthony famosa, quando votou em segredo nas eleições de 1872 e, horas depois, foi presa em sua casa em Rochester, no estado de Nova York (EUA).

A prisão de Anthony chamou a atenção para a causa do movimento sufragista, que lutava pela direito ao voto feminino. Apenas em 1920, 14 anos após a morte da própria ativista, os EUA passariam uma lei federal (a 19ª Emenda da Constituição) permitindo que mulheres votassem em todo o país.

Em 2020, quando é comemorado o centenário da 19ª Emenda, o nome de Anthony voltou às manchetes quando o presidente dos EUA, Donald Trump, resolveu conceder um perdão póstumo à ativista. Os administradores do legado de Anthony, no entanto, rejeitaram o indulto.

Susan B. Anthony, presa por ser a primeira mulher a votar nos EUA Imagem: Bettmann/Bettmann Archive

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Barbie lança boneca de Susan B. Anthony, primeira mulher a votar nos EUA - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Universa