Topo

Barbie: nova linha de bonecas inclui candidata negra à presidência

A nova linha da Barbie, com uma candidata negra à presidência - Reprodução
A nova linha da Barbie, com uma candidata negra à presidência Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/07/2020 14h04

A Mattel anunciou hoje uma nova linha de bonecas da Barbie, pensada especialmente para a eleição presidencial norte-americana de 2020. O conjunto de quatro bonecas é centrado em uma candidata negra à presidência.

Além dela, a Mattel também vai lançar bonecas representando: a chege de campanha (morena, de óculos); a tesoureira (loira, de vestido jeans); e uma votante, que aparece com uma camiseta branca adornada com um adesivo dizendo "eu votei".

Desde 1959, a Barbie tem incentivado e encorajado as meninas a serem líderes, seja na sala de aula, na comunidade ou no país. Menos de um terço dos cargos públicos eleitos nos EUA são ocupados por mulheres, e menos ainda são ocupados por mulheres negras. Por isso, desenhamos o Time da Campanha da Barbie com um grupo diverso de bonecas, para mostrar a todas as meninas que elas podem levantar suas vozes. O nosso objetivo é remover barreiras no caminho para a liderança, e dar às meninas as ferramentas para imaginarem e assumirem os seus futuros."
- Lisa McKnight, chefe da divisão Barbie & Bonecas da Mattel

Uma parte das vendas da nova linha de bonecas da Barbie vai ser revertida para a organização não governamental She Should Run, que apoia financeiramente e oferece aconselhamento a mulheres que consideram concorrer a cargos políticos pelos EUA.