Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Ativista, fashionista e premiada: Zendaya é a nova queridinha de Hollywood

Zendaya Emmy 2020 Imagem: ABC Press

Mariana Toledo

De Universa

21/09/2020 15h22

Na noite do último domingo, 20, Zendaya fez história ao ser eleita a "Melhor Atriz em Série Dramática" por sua atuação em "Euphoria" na 72ª edição do Emmy Awards, premiação que coroa as melhores séries, atuações e programas da TV norte-americana. Por conta da pandemia, o evento neste ano foi adaptado para um formato virtual.

A conquista de Zendaya é histórica porque ela é a mais jovem a ser premiada na categoria - a atriz tem 24 anos. Em seu discurso após receber a estatueta, ela agradeceu à família e à equipe da série, e falou ainda sobre os movimentos antirracistas que tomaram as ruas dos Estados Unidos nos últimos meses. "Sei que parece uma época muito estranha para comemorar, mas só quero dizer que há esperança nos jovens por aí. Eu sei que nosso programa de TV nem sempre parece um grande exemplo disso, mas há esperança nos jovens. E eu só quero dizer a todos os meus colegas que estiveram nas ruas protestando: eu os admiro. Obrigada! Muito, muito obrigada!", disse Zendaya.

Vale reforçar que, além de ser a mais jovem a conquistar a categoria, ela é apenas a segunda negra a vencer o prêmio nos 72 anos de Emmy. A primeira foi Viola Davis, que recebeu a estatueta em 2015 por sua atuação em "How To Get Away With Murder". Na ocasião, Viola discursou sobre esperança e oportunidade para que mais atrizes negras sejam vistas, e declarou que "não se pode ganhar um Emmy por papéis que não existem".

No Twitter, Bruna Marquezine comemorou a vitória da atriz. "Me emociono toda vez que vejo vídeos da Zendaya ganhando seu merecidíssimo Emmy. Ela fez história!", escreveu a atriz brasileira na rede social. Confira o Tweet:


Zendaya Maree Stoermer Coleman é uma atriz, cantora, compositora, dançarina, dubladora e modelo norte-americana natural de Oakland, na Califórnia. Sua carreira artística começou com trabalhos de modelo e dançarina em comerciais e clipes musicais. Seu primeiro papel de destaque como atriz foi na série "No Ritmo", do Disney Channel, onde ela interpretou a protagonista Rocky Blue de 2010 a 2013. Na sequência, ela emendou outra protagonista no mesmo canal: a Kira, da série "Agente KC". Já nos cinemas, seus principais trabalhos foram em "O Rei do Show" e nos filmes da franquia Homem-Aranha, "Homem Aranha: Longe de Casa" e "Homem Aranha: De Volta ao Lar". Desde 2019, ela atua como Rue, a protagonista da trama de "Euphoria", em exibição pela HBO.

"Euphoria" acompanha a vida de Rue (Zendaya), uma adolescente de 17 anos dependente química que acaba de sair da reabilitação. A medida que ela tenta voltar à rotina, percebe que seus colegas de escola também enfrentam os próprios desafios, envolvendo sexo, drogas, traumas e mídias sociais.

Ativismo

Em junho deste ano, durante uma mesa redonda com atrizes de drama organizada pelo Hollywood Reporter que reuniu Janelle Monae, Jennifer Aniston, Reese Witherspoon, Helena Bonham Carter e Roe Byrne, além de Zendaya, a jovem atriz desabafou sobre a pressão que sente sendo mulher e negra dentro da indústria do entretenimento: "Ser uma jovem atriz da Disney é um nível (de pressão), ser uma jovem mulher negra é outro, e depois ser muito rígida comigo mesma é mais um. Também é um medo pessoal. Eu quero fazer um bom trabalho e, às vezes, isso me faz ter medo das coisas".

No encontro, ela ainda comentou sobre o poder de ser um exemplo positivo: "Eu tenho uma enorme responsabilidade nos meus ombros, mas aprecio isso porque posso fazer muitas coisas boas e sei quem está assistindo. Agora, mais do que nunca, especialmente com o movimento Black Lives Matter, eu sinto uma obrigação de garantir que estou ciente e me posicionando da maneira correta". Para completar, Zendaya deixou uma mensagem de esperança: "Espero que eu possa criar espaço para mulheres que são como eu, e mulheres que não são como eu, e contar as histórias que eu quero ver".

Em seu Instagram, Zendaya publicou foto do penteado para o Oscar 2015 Imagem: Reprodução/Instagram

Outro episódio marcante nesse sentido aconteceu no Oscar de 2015, quando Zendaya usou dreads no cabelo e foi alvo de comentários preconceituosos da apresentadora Giuliana Rancic, do programa "Fashion Police", do canal E!, que disse que a atriz parecia cheirar "a óleo de patchouli ou à maconha". Zendaya respondeu às críticas afirmando que existe uma linha tênue entre o que é engraçado e o que é desrespeitoso, e que o comentário da apresentadora não foi apenas fruto de uma visão estereotipada, mas também extremamente ofensivo. "Já existe uma crítica muito dura aos cabelos de afro-americanos na sociedade sem a ajuda de pessoas ignorantes que julgam os outros de acordo com as curvas de seus cabelos. Usei os locs no tapete vermelho do Oscar para ajudar a mostrá-los sob uma luz positiva, para lembrar às pessoas de cor de que o nosso cabelo é bom o suficiente", disse Zendaya. Mais tarde, Giuliana publicou um vídeo de desculpas, no qual declarou entender que o que fez ultrapassou os limites.

Moda e beleza

Além dos seus trabalhos com entretenimento, Zendaya também é bastante envolvida com moda. Em 2015, ela lançou uma linha de sapatos em parceria com o estilista Law Roach, com tênis, sandálias e saltos (e muitos modelos sem divisão por gênero) e já tem duas coleções assinadas para a Tommy Hilfiger, também em parceria com seu stylist, Roach. A segunda coleção foi lançada em setembro de 2019.

Ashley Graham desfila para Tommy Hilfiger x Zendaya Imagem: Divulgação

Na época, em entrevista à revista Allure, ela revelou que a coleção foi uma homenagem ao estilo de sua avó na década de 1970, e que a criação foi motivada pelos diferentes tipos de corpos que existem em sua própria família. Para a publicação, Zendaya declarou: "Eu não vou produzir roupas que minha irmã, sobrinha ou quaisquer mulheres da minha família não possam usar". A atriz falou ainda em homenagear mulheres trabalhadoras com a coleção, "especialmente em tempos em que as mulheres estão assumindo posições em carreiras diferentes, se tornando CEOs, chefes e tomando conta nesse sentido".

Como modelo, Zendaya é uma das embaixadoras da Lancôme, ao lado de nomes como Julia Roberts, Penelope Cruz e Lupita Nyong'o. Em seu site oficial, a marca de perfume e maquiagem explica: "Zendaya se tornou um dos nomes mais importantes e influentes do entretenimento. Ela é uma inspiração para sua geração e usa sua voz para promover educação e positividade. Ao mesmo tempo, o envolvimento de Zendaya com causas sociais de caridade se conecta com o compromisso filantrópico da Lancôme".

Causas sociais

Engajada em projetos de caridade, Zendaya comemorou seu aniversário de 18 anos com uma campanha para ajudar crianças que passam fome em locais como Haiti, Tanzânia e Filipinas. Além disso, ela é embaixadora do Convoy of Hope, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1994 que patrocina programas internacionais que ajudam e alimentam os mais pobres. Em seu 20º aniversário, ela arrecadou 50 mil dólares para apoiar uma iniciativa de empoderamento das mulheres do Convoy.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ativista, fashionista e premiada: Zendaya é a nova queridinha de Hollywood - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Transforma