Proibição de exibir anúncio de absorvente interno gera críticas na Irlanda
De Universa, em São Paulo
31/07/2020 08h33
A decisão de proibir a exibição de um anúncio de televisão de um absorvente interno na Irlanda foi criticada por diversas pessoas no país e chamada de "ridícula" e "desfavor".
No início do mês, a ASAI (Advertising Standards Authority for Ireland), autoridade que regula propagandas no país, publicou uma decisão sobre o anúncio do produto Tampax, após ter recebido 84 reclamações.
De acordo com o jornal britânico The Independent, o órgão afirmou que os reclamantes alegaram que o anúncio causou "ofensa geral", que era "humilhante para as mulheres", que incluía "insinuação sexual" e era "inadequado" para crianças que poderiam estar assistindo televisão.
A propaganda mostra duas mulheres como se estivessem num programa de entrevistas, com a apresentadora explicando a importância de assegurar que o absorvente interno seja inserido corretamente, para evitar desconforto, além de demonstrar como o aplicador dele funciona.
Acrescenta ainda que, se uma pessoa pode sentir o seu tampão, "pode significar que ele não está longe o suficiente". "Você precisa colocá-lo lá, meninas", adicionou.
Em sua decisão, a ASAI declarou que várias das reivindicações, incluindo a noção de que o anúncio é degradante para as mulheres, contêm insinuações sexuais e era inadequado para a televisão diurna, não foram acolhidas. O observador confirmou, no entanto, a alegação de que o anúncio causou "ofensa geral".
Em conclusão, o órgão disse que "a propaganda não deve ser executada no mesmo formato novamente".
Repercussão
Vários usuários do Twitter se mostraram decepcionados com a decisão. Um médico, segundo o jornal, expressou sua preocupação pelo fato de que a proibição do anúncio "reforça a ideia equivocada de que a menstruação é algo a não ser discutido".
"Ridículo que um anúncio de tampão que respondesse a lacunas no conhecimento fosse banido. Preocupada que apenas 84 conservadores tenham essa influência", escreveu uma usuária da rede social.