Plataforma criada por ONGs capacita mulheres para cargos políticos
De Universa, em São Paulo
26/05/2020 19h25
A partir de amanhã, estará disponível online e gratuitamente a plataforma Im.pulsa, que pretende inspirar, conectar e treinar a próxima geração de mulheres líderes políticas no Brasil.
Para marcar o lançamento, será feita uma live das 12h às 13h30 nas redes sociais e no site da Im.pulsa. A transmissão vai contar com a participação de mulheres de diferentes partidos políticos: Soninha Francine (vereadora em São Paulo pelo CIDADANIA), Tabata Amaral (deputada federal pelo PDT-SP), Thainara Faria (vereadora em Araraquara pelo PT-SP) e Thais Ferreira (candidata a deputada estadual no Rio de Janeiro pelo PSOL em 2018).
A Im.pulsa é uma iniciativa das ONGs Elas no Poder e Instituto Update. A ideia é oferecer conteúdo prático e sempre em linguagem acessível e afetiva.
Através de guias, ferramentas, videoaulas e estudos de caso, a plataforma promete capacitar mulheres para atuarem em diversas frentes da política — sejam candidatas, integrantes de equipes de campanha ou simplesmente mulheres buscando mais representatividade na política.
O conteúdo é dividido em três grupos: "Estratégia e planejamento", "Comunicação e mobilização" e "Orçamento e captação".
O primeiro aborda os primeiros passos, desde como lançar uma candidatura até a rotina de um dia de campanha — tudo com instrumentos práticos para o dia a dia (mapeamento de apoiadoras, cronograma e quiz de autoavaliação, entre outros).
Em "Comunicação e mobilização", entra a parte de divulgação: redes sociais, design, assessoria de imprensa e mobilização de voluntárias. "Orçamento e captação" se aprofunda nos pontos relacionados ao financiamento, sempre acompanhando ferramentas práticas para o gerenciamento das áreas.
O projeto conta com 14 instituições parceiras: Allma, Atados, Bancada Ativista, Coletivo MASSA, Cria Preta, Goianas na Urna, Instituto Casa Mãe, Juventude Negra Política, Legisla Brasil, Me Farei Ouvir, Muitas, Pavio Criativo, Puxadinho e Vote Nelas. Uma parte dos recursos utilizados na produção da plataforma vem de uma campanha de financiamento coletivo no Catarse: 795 pessoas apoiaram o projeto e doaram mais de R$ 95 mil.