Topo

Gola em destaque: tendência é criar looks incríveis em volta do seu pescoço

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

03/03/2020 04h00

Foi só a Chanel desfilar nas passarelas de alta costura golas bordadas sobre os clássicos tweeds da marca que a microtendência se tornou uma das favoritas da temporada. Mesmo não sendo novidade, golas arredondadas, lúdicas e até assimétricas invadiram as ruas europeias, trazendo um mood vintage às produções.

E o detalhe promete aterrissar por aqui nos looks de meia-estação. As golas atuais seguem a macrotendência de "back to basis" (volta às origens, em tradução livre), que se tornou uma forte referência na moda nos últimos anos. A simplicidade dos colarinhos traz justamente isso: uma pegada clássica ao visual do dia a dia. "As golas já conquistaram o street style por causa da versatilidade que proporciona. E foi algo muito rápido, saíram das passarelas direto para os looks. Sinto que dá um toque de estilo a qualquer look", afirma a modelo Agnes Pimentel, que mora em Londres.

Relacionadas

Detalhe romântico

Mesmo com a aparência comportada, as golas não estão limitadas a produções sóbrias e formais. Ao contrário: o que se vê são looks modernos, com jeans e t-shirt despojada com este detalhe junto ao pescoço. "A peça ficou um tempão esquecida e começou a cair em desuso, até que, em 2014, grandes marcas começaram a trazê-la repaginada, oversized, com cores da estação e texturas", conta Evelize Padua, consultora de moda e coach de estilo.

De lá para cá, a gola ressurgiu como ícone que incorpora o romântico e o contemporâneo, a alfaiataria e o casual. Não é à toa que, nas produções das ruas, golas arredondadas estilo Peter Pan combinam blusas simples e coturno pesadão. O mesmo vale para looks com o detalhe da camisa aparecendo sobre o blazer, com a gola na versão cubana. "Acredito que o 'hi-lo' é a chave para modernizar a gola, misturando modelos e cores. Elas realmente tiram o look do óbvio, trazendo elegância às produções", completa.

Truque de estilo

Não é preciso adquirir uma blusa ou camisa nova com esse detalhe. Hoje, já é possível comprar golas avulsas, que permitem um número maior de composições. Opções em tricô, renda, malha, lã e até tule não faltam para arrematar o visual e criar dezenas de looks diferentes com peças que você já tem no guarda-roupa. E com a vantagem de combinar com os mais diversos tipos de decotes de blusas, vestidos e casacos.

"O principal ponto positivo é que você pode aplicar na peça de roupa que você mais gosta e trazer certa formalidade ao look. Isso, claro, dependendo do restante da produção. Quem quer fugir disso pode projetar as golas em looks com mom jeans, jaquetas de couro e calça destroyed, por exemplo", recomenda a modelo Agnes Pimentel.

Como usar?

Ainda na dúvida de como usar a gola sem parecer over? Veja 7 maneiras diferentes de incluir deste detalhe nos looks:

Estilo Peter Pan

A clássica gola redonda surge ainda mais românticas com acabamento em renda, que lembra um uniforme colegial.

Cubana

Popular entre os homens nas décadas de 50 e 60, as golas sobrepostas no blazer ganha versões coloridas e ultrafemininas.

Maxigolas

Para a gola oversized, a dica é apostar no equilíbrio: "se a peça é muito larga, pense em contrapor com outra mais ajustada para balancear o visual", diz Evelize.

Com pontas

Estilo moderno que aparece em camisas e traz aquele ar cool às produções, especialmente em looks de trabalho. Ficam bem com peças de alfaiataria, mas também em looks casuais.

Gola alta

Versátil, a gola alta acompanha peças para as mais diversas ocasiões. E podem ser coordenadas com tudo. "Com o velho e bom jeans, shorts, saia e até sobreposta a um vestido", indica a consultora de moda.

Babados

Além do estilo vitoriano, golas com babados trazem um design romântico que destaca o pescoço de forma elegante. Elas aparecem em camadas e com uma pegada lúdica para repaginar looks sem graça.

Gola fechada (e quadradinha)

Mesmo comportados, estes modelos chamam mais atenção para o pescoço. A boa notícia é que combinam com tudo, de blusas simples a casacos pesados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Gola em destaque: tendência é criar looks incríveis em volta do seu pescoço - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Moda