Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Fotos com cenários "bagaceiros" viram poéticas: fotógrafo ensina como fazer

Modelo em cenário improvisado com morangos Imagem: heytominie/Reprodução/Twitter

Nathália Geraldo

De Universa

29/07/2019 14h49

"Comprei morango no mercado, e usei uma mesa pra apoiar a cabeça da minha amiga e coloquei os morangos em volta, mas uma na boca, estilo frango de natal. Essa eu fiz em casa também!".

A descrição da foto que abre esta matéria, feita pelo fotógrafo Tom Filho, acaba com qualquer mistério sobre como são tiradas as fotografias com cenários interessantes, cada vez mais comuns em publicações nas redes sociais.

No Twitter, Tom compartilhou uma lista com "10 ideias de fotos que provam que é possível, sim, fazer fotos em casa"; e os bastidores, por vezes engraçados e "bagaceiros", são a prova de que elementos muito comuns ao cotidiano, como um varal de roupas e uma geladeira aberta, podem se tornar especialmente bonitos e "instagramáveis" nas lentes de Tom.

Fotos "instagramáveis", improviso nos bastidores

Nascido em Jequié (BA), a pouco mais de 370 km de Salvador, Tom conta que começou a fotografar na adolescência, fazendo autorretrato, por conta de um período de baixa autoestima. Trabalhando como fotógrafo, Tom foi para São Paulo, em busca de oportunidade de crescimento na carreira.

Mas, foi durante uma visita à família em sua cidade natal que Tom viu sua atuação na fotografia ganhar destaque - no Twitter, é verdade. Ele publicou uma foto de sua priminha, no meio de um campo aberto, mostrando a diferença da foto antes e depois de edição.

"O dia em que a gente usou o vestidinho da minha prima pelo avesso e fizemos umas fotos inspirado em uma série no meio do mato", escreveu na legenda.

"Visitei minha família lá e vi que minha prima tinha crescido bastante, até que resolvi fazer umas fotos dela. Postei essa foto e 10 horas depois, mais de 60 mil likes no Twitter e foi aí que as coisas começaram a acontecer".

Referências para compor as fotos

No tuíte, Tom revela o que seus seguidores não veem por meio de suas lentes: a foto poética em que uma modelo aparece no meio de um tecido branco leve foi feita, na verdade, com ela e o fotógrafo dentro de um lençol pendurado no varal.

Já um close de outro modelo com a luz do sol formando uma sombra quadriculada em seu rosto foi feito, nada mais, nada menos, com um "forro de fogão". Nesse caso, o horário em que a fotografia foi tirada fez toda a diferença. "Quando der 16h/17h horas, e a janela bater um sol contra a parede da sua casa", orienta o profissional.

"Eu consumo muitas séries, clipes, e me inspiro bastante em cinema e arte de estética. A diferença é que eu quero mostrar que é possível fazer fotos muito interessantes, mas sem muitas produções: com uma câmera e uma boa iluminação", finaliza.

Veja as fotos antes e depois da edição:

Varal de roupas

Na geladeira

No quarto

Flores e Band-aid

Morango

Forro de fogão

Pipoca

Foto com luzes

Foto "Pride"

Pia de banheiro

Isqueiro

TV

Doces

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fotos com cenários "bagaceiros" viram poéticas: fotógrafo ensina como fazer - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Stalkeadas