Feira de utilidades domésticas, Abup Show apresenta as tendências que estarão nas lojas
ROSANE AUBIN
Colaboração para o UOL
27/08/2011 10h00
O23º Abup Show, organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, de 24 a 27 de agosto, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, parece ter decretado o fim do clean, das peças discretas e dos beges e off whites. “Tudo está mais colorido e alegre, desde os potes para a cozinha até as panelas. Mesmo as empresas que trabalham muito com branco e vidro estão apresentando peças em cores mais vibrantes”, diz Cecília Rima Braz, diretora-presidente da Abup.
Os números também estão empolgando os organizadores do evento, que é exclusivo para lojistas e profissionais do setor. “Nos dois primeiros dias tivemos uma boa movimentação, os compradores estão animados.” A expectativa é de que o valor em novos negócios aumente em 10% em relação à primeira feira deste ano, que movimentou R$ 70 milhões. São 112 expositores, com público total previsto de 15 mil lojistas e profissionais da área. A Abup realiza duas feiras por ano, uma em março e outra em agosto.
Cozinha prática
A outra tendência forte que já vinha marcando edições anteriores e agora parece ainda mais consolidada é a preocupação com a sustentabilidade. Os produtos ecologicamente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis estão em quase todos os estandes. A Wall Art, por exemplo, apresenta uma nova linha de revestimento de paredes feita com bagaço de cana; a famosa marca italiana Bialetti lança novos produtos com processo de produção em baixas temperaturas, o que reduz a emissão de CO2 na atmosfera.
A praticidade dos produtos também é um destaque. A Prana, por exemplo, empresa que representa várias marcas de utensílios importados para cozinha, tem a linha Chef’s, composta de produtos que permitem ao cozinheiro realizar várias tarefas com apenas uma mão. Caso do moedor de pimentas, que funciona com um mecanismo pressão.