PUBLICIDADE
Topo

Estudantes brasileiros ganham 10 prêmios em feira mundial

 Brasileiros conquistam dez prêmios em feira mundial de ciências e engenharia - Divulgação/MCTI
Brasileiros conquistam dez prêmios em feira mundial de ciências e engenharia Imagem: Divulgação/MCTI

Do UOL, em São Paulo

16/05/2015 15h46

Estudantes brasileiros conquistaram dez prêmios na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), a maior feira de ciência engenharia do mundo voltada para jovens pré-universitários. O evento terminou na sexta-feira (15) e reuniu mais de 1,7 mil estudantes de 75 países. Os prêmios são chamados de "Special Awards Ceremony" e "Grand Awards Ceremony", sendo duas menções honrosas e dois prêmios da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Os estudantes selecionados são do Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Maranhão e Rio de Janeiro. Os alunos competiram por mais de US$ 4 milhões em prêmios e foram julgados pela sua capacidade criativa e pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada em seus projetos.

A Delegação Brasileira apresentou 24 projetos de 34 estudantes. 15 estudantes da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) representaram nove projetos  que foram finalistas na feira de São Paulo (SP). Outros 15 estudantes são da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), feira de Novo Hamburgo (RS) e quatro alunos da Escola Americana de Campinas.

Quatro projetos brasileiros receberam destaque (na terceira e quarta classificações) e foram homenageados na cerimônia dos Grandes Prêmios, realizada nesta sexta-feira (15). Já a solenidade dos Prêmios Especiais da Intel ISEF, que aconteceu na noite de quinta-feira (14), premiou seis projetos brasileiros (quatro prêmios em dinheiro e duas menções honrosas). Este ano, 68 diferentes organizações, entre universidades, fundações, associações e empresas públicas e privadas distribuíram os prêmios.

(Com informações do Portal Brasil)