Topo

2006: lançado "Uma verdade inconveniente", um alerta de Al Gore

Página 3 Pedagogia & Comunicação

Especial para o UOL Ciência e Saúde

09/12/2010 19h04

Um alerta sobre a gravidade da questão ambiental, em especial sobre o aquecimento global, ganhou as telas de todo o mundo com o documentário “Uma verdade inconveniente”, dirigido por Davis Guggenheim, que aborda a campanha do ex-vice-presidente norte-americano Al Gore para conscientizar os cidadãos sobre o problema.

O documentário ganhou o Oscar de sua categoria naquele mesmo ano e levou Gore a receber o Prêmio Nobel da Paz no ano seguinte. Sua repercussão foi imensa, em especial pela importância política do protagonista: Albert Arnold “Al” Gore (nascido em 1948) foi o vice-presidente de Bill Clinton entre 1993 e 2001, que se candidatou a sua sucessão, mas perdeu o cargo numa disputa polêmica com George W. Bush.

No entanto, os dados apresentados por Gore no filme foram posteriormente questionados, devido às incertezas científicas que ainda persistem no que se refere à causa do aquecimento global. Além disso, são muitas as críticas a Gore nos Estados Unidos: ele é acusado de lucrar com sua militância, de ter, por exemplo, investimentos na área de energia limpa e fazer lobby para que elas sejam subsidiadas com dinheiro público.