Topo

Problemas com o sono? Especialista tira dúvidas para você dormir melhor

Da Redação<br>Em São Paulo

25/03/2008 15h32

Mais do que um conforto diário, dormir bem se tornou sinônimo de qualidade de vida. O sono serve para descansar a mente e o corpo, e ajuda na produção e distribuição de hormônios pelo organismo. Para marcar a importância de uma noite bem dormida para a saúde das pessoas, foi instituído o dia 21 de março como o Dia Nacional do Sono. A data deu início à Semana Nacional do Sono, que vai até esta sexta-feira (28).

Para falar sobre o assunto, o UOL recebeu em seu estúdio nesta terça-feira (25) o médico Rubens Reimão, que é coordenador científico do Departamento de Neurologia da APM (Associação Paulista de Medicina). Ele falou sobre os principais distúrbios do sono e respondeu às perguntas dos internautas sobre o tema. Confira a seguir a íntegra do bate-papo em vídeo e em texto.



(11:22:28) Patolino fala para Dr. Rubens Reimão: Doutor, eu durmo relativamente bem, mas tenho problemas para acordar. Para mim, é difícil sair da cama, mesmo com o despertador tocando muitas vezes. Com freqüência perco a hora. O que fazer? Muito obrigado.

(11:34:08) Dr. Rubens Reimão: Patolino, pode ter várias causas diferentes. Uma delas é que, talvez, você não tenha dormido o número de horas suficiente, que gira em torno de 8 horas.


(11:30:13) sonambulo pergunta para Dr. Rubens Reimão: dr., sou muito ansioso, devo ingerir chás fototerápicos ou algo na alimentação pra auxiliar no sono?

(11:36:07) Dr. Rubens Reimão: sonambulo, isso é um tipo muito comum de insônia, essa dificuldade para começar a dormir. Não tome nada que o deixe mais acordado, como chá preto, por exemplo, nem faça nada que o desperte antes de dormir. Os chás não dão sono, são mais um ritual de adormecimento.


(11:30:16) bellori fala para Dr. Rubens Reimão: tenho insônia há três anos, não consigo dormir nem com indutores de sono, pré-anestésicos e calmantes, mas se tomar quatro Dramin ajuda muito.

(11:37:16) Dr. Rubens Reimão: bellori, é um exagero tomar tanto Dramin. Você não deve se automedicar. O ideal é você procurar um médico e trocar por um remédio próprio para ansiedade, depressão e insônia.


(11:30:42) Dani fala para Dr. Rubens Reimão: Eu trabalho seis dias a noite e três eu tiro folga, estou parecendo uma morta viva, não consigo dormir. Gostaria de saber se têm algum método que ajude a dormir.

(11:39:03) Dr. Rubens Reimão: Dani, o trabalho em turnos e o trabalho noturno são um problema, pois a pessoa não consegue, muitas vezes, dormir durante o dia. Um bom sono exige certa regularidade nos horários. O ideal é não ficar muitos anos nesse tipo de trabalho, que é bastante desgastante. Tente também manter um ambiente adequado para dormir durante o dia.


(11:34:07) Pet fala para Dr. Rubens Reimão: Dr., tenho uma insônia terrível, simplesmente não consigo dormir, tomos alguns remédios, calmantes, mas não produz nenhum efeito, pensei em procurar o Instituto do Sono. A insônia prejudica algum órgão, como, por exemplo, a barriga, prende mais o intestino...

(11:59:09) Dr. Rubens Reimão: Pet, a insônia é como se a pessoa passa por um período de estresse. Pode durar um período curto ou persistir anos até. Se esse problema dura mais de um mês, é aconselhável procurar um médico para tratá-lo.


(11:34:32) Mirian fala para Dr. Rubens Reimão: Durmo de lado sempre virada sobre o lado direito, isso pode trazer algum problema para coluna?

(12:00:10) Dr. Rubens Reimão: Mirian, o ideal é dormir na posição que você se sente bem e está acostumada. Dormir de lado só dá problema na coluna se você já tem um problema como artrite. Para pessoas normais, não há problemas.


(11:35:08) fofa fala para Dr. Rubens Reimão: Bom dia, queria saber quanto a obesidade interfere no sono no que diz respeito ao ronco e apnéia, obrigada.

(12:01:29) Dr. Rubens Reimão: fofa, os obesos tem mais chances de ter apnéia que o restante da população.


(11:36:50) wilson pergunta para Dr. Rubens Reimão: por vários anos necessitei de medicamentos para dormir. Faz seis meses que não tomo mais remédio, no entanto, tenho dificuldade para dormir e relaxar. Pergunta. Devo voltar a tomar remédios novamente?

(12:02:15) Dr. Rubens Reimão: wilson, se você já está dormindo, não deve tomar medicamento sem necessidade. Você pode fazer relaxamento ou psicoterapia para conseguir dormir.


(11:37:54) Keka fala para Dr. Rubens Reimão: Dr. Rubens tenho sono muito leve, acordo com qualquer barulho e depois custo a dormir. Como faço para voltar a dormir?

(12:03:40) Dr. Rubens Reimão: Keka, o ideal é melhorar o ambiente onde dorme. Ele deve ser silencioso e escuro para um bom sono.


(11:38:50) soneca fala para Dr. Rubens Reimão: Bom dia! É verdade que quanto mais dormimos, mais sono sentimos? Existe hora certa pra dormir e acordar, e quantidade de sono adequada?

(12:05:51) Dr. Rubens Reimão: soneca, não é verdade que quanto mais dormimos, mais queremos dormir. Há um limite, que depende do próprio relógio biológico de cada pessoa. Não há também uma hora certa para dormir. Varia de pessoa para pessoa. Mas a média é de 8 horas de sono por noite.


(11:49:00) Helenice - MG fala para Dr. Rubens Reimão: Dr., bom dia, tenho muita insônia, ano passado passei o ano a base de Rivotril, acho que ele começou a me dar amnésia, isso é possível? E eu não conseguir dormir, pode ser uma abstinência ao remédio?

(12:07:19) Dr. Rubens Reimão: Helenice - MG, esses medicamentos costumam dar dependência e precisam de um acompanhamento de um médico. Vá ao médico para ver a sua situação e tratar adequadamente.


(12:01:58) MARA fala para Dr. Rubens Reimão: Bom dia. Depressão também dá insônia?

(12:08:12) Dr. Rubens Reimão: MARA, a depressão é uma das principais causas da insônia. É importante fazer um tratamento adequado com um médico.


(12:03:47) sonotec fala para Dr. Rubens Reimão: Bom dia a todos. Doutor, até que ponto o colchão e o travesseiro podem influenciar, positiva ou negativamente, no sono?

(12:09:55) Dr. Rubens Reimão: sonotec, eles podem atrapalhar o sono. Colchão muito duro ou muito mole podem incomodar e dar problemas na coluna. O travesseiro também pode dar dor nas costas. Aqueles muito fofos ou muito altos são os que mais dão problemas. O travesseiro ideal é aquele que fica na altura do ombro.


(12:04:54) Lucas_SP pergunta para Dr. Rubens Reimão: Dr., tenho o seguinte problema: costumo perder o sono na hora em que deito na cama. Mesmo quando estou muito cansado, é normal que eu demore de uma a três horas para pegar no sono e isso tem me prejudicado muito. Que atitudes posso tomar sozinho para combater esta insônia?

(12:11:04) Dr. Rubens Reimão: Lucas_SP, isso é bastante comum, que é a insônia para iniciar o sono. Tente relaxar, não pensar nas preocupações do dia, tente manter o mesmo horário de dormir, durma também em um lugar bastante escuro.