Topo

Cápsula da SpaceX parte rumo à estação espacial internacional

25/07/2019 21h37

Miami, 25 jul (EFE).- A SpaceX lançou nesta quinta-feira, de Cabo Cañaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, a cápsula Dragon, que levará mais de 2,2 toneladas de equipamentos à Estação Espacial Internacional.

Por volta das 18h no horário local (20h em Brasília), o foguete Falcon 9 decolou de uma plataforma do complexo 40 da estação com a cápsula a bordo, que contém materiais que serão usados em mais de 250 pesquisas em andamento na estação internacional.

Esta é a 18ª missão de abastecimento feita pela SpaceX desde 2016, quando a empresa fundada por Elon Musk assinou um contrato com a Nasa para atender a estação espacial internacional.

O foguete Falcon 9 se separou da cápsula depois da decolagem e voltou para a Terra, aterrissando com sucesso em uma plataforma de Cabo Cañaveral.

Após se afastar do foguete, a cápsula Dragon abriu seus painéis solares para continuar a viagem até a estação espacial internacional. A previsão é que a nave chegue ao local na manhã de sábado.

A Dragon será anexada à estação por meio de um braço robótico de 18 metros. Após permanecer acoplada ao restante da estrutura por quatro semanas, a cápsula retornará à Terra com 1,5 toneladas de carga.

O lançamento da Dragon estava previsto para ocorrer ontem, mas foi adiado devido às más condições climáticas na Flórida. EFE