Topo

A Terra está preparada para uma ameaça cósmica? Nasa testa

Nasa/ JPL-Caltech / Universidade do Arizona
Imagem: Nasa/ JPL-Caltech / Universidade do Arizona

Em Tucson

01/08/2017 19h01

O Escritório de Coordenação de Defesa da Planetária da Nasa vai realizar pela primeira vez um teste de defesa da Terra com um asteroide real no próximo dia 12 de outubro, informou nesta terça-feira (1º) a Universidade do Arizona, que participa do projeto.

Toda a rede de observatórios e cientistas que trabalham no projeto de defesa planetária do mundo serão testados em uma operação para determinar se a Terra está preparada para uma ameaça cósmica.

O asteroide utilizado para o teste será o "2012 TC4", que passará a 4.800 quilômetros da Terra no dia 12 de outubro e que não representa nenhuma ameaça real para o planeta.

A Nasa já fez vários exercícios de preparação para possíveis impactos de asteroides na terra, mas nunca com asteroides reais.

Vishnu Reddy, professor de Ciências Planetárias da Universidade do Arizona, propôs um teste mais realista usando o "2012 TC4" e sua ideia foi aceita pela Nasa.

Com o teste, os cientistas querem saber o quanto o planeta está preparado para a próxima ameaça cósmica.

O objetivo do exercício será rastrear e caracterizar o "2012 TC4" como um objeto de impacto potencial para poder ativar o sistema a partir de observações, modelo, previsão e comunicação.

O asteroide mede cerca de 30,5 metros, aproximadamente o tamanho do que caiu em 15 de fevereiro de 2013 em Chelyabinsk, na Rússia.

"Esse é um esforço de equipe que envolve mais de 12 observatórios, universidades e laboratórios no mundo todo para que estudemos coletivamente as forças e as limitações das nossas capacidades de defesa planetária", indicou Reddy.